Empreendedorismo Digital: o que é e por onde começar

Índice de conteúdo

o que é empreendedorismo digital?

 

O que é Empreendedorismo Digital? Percebeu a grande movimentação de empresas e influenciadores na internet, mas não entende como usar isso a favor do crescimento de seu negócio ou até mesmo transformá-la em sua única fonte de renda? Continue a leitura para entender de uma vez o que é Empreendedorismo Digital e como as inovações do mercado afetam o seu negócio. Além disso, daremos 5 dicas essenciais para você começar.

Nesse sentido, no blog post de hoje você verá:

  • O que é Empreendedorismo Digital;
  • Como o Empreendedorismo Digital afeta o seu negócio;
  • Por onde começar com o Empreendedorismo Digital.

O que é Empreendedorismo Digital?

Em suma, considera-se Empreendedorismo Digital a criação de um negócio digital. Ou seja, lojas virtuais, cursos online, infoprodutos (como a venda de planners, e-books etc.) — independentemente do nicho, um empreendedor virtual foca seus negócios na internet.

Sem dúvida, por tratar-se de uma tendência cujo investimento é bem menor do que os necessários para a abertura de um empreendimento físico, o número de pessoas trazendo seu negócio para a internet aumentou consideravelmente.

De acordo com a 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online, desenvolvida pelo E-commerce Brasil em parceria com o SEBRAE, 70% das empresas entrevistadas se enquadram no setor de E-commerce puro e 77% no de E-commerce misto. Assim também, dentre os três maiores setores de atuação estão: moda, casa e decoração e informática.

Considerando que você desenvolva um bom planejamento e aplique estratégias assertivas, seu negócio tem tudo para fazer sucesso na internet. Analogamente, confira abaixo os principais motivos do Empreendedorismo Digital influenciar na gestão de seu negócio.

Veja também: Como ser encontrado no Google: 5 dicas para ranquear melhor

Como o Empreendedorismo Digital afeta o seu negócio?

Agora que já sabe o que é Empreendedorismo Digital, vamos falar um pouco do porquê essa tendência é ideal para você. Em primeiro lugar, temos o crescimento da internet e o aumento da acessibilidade com relação aos meios tecnológicos.

Com efeito, as inovações foram inevitáveis e, com isso, criou-se um espaço apto para a consolidação dos empreendimentos digitais.

No começo deste ano de 2020, presenciamos a reviravolta que o comércio sofreu devido à pandemia da Covid-19 e a necessidade das empresas de se adaptarem a um novo cenário. Não apenas, como também, o perfil do consumidor se transformou: agora ele tem o poder de decisão da compra com apenas um clique.

Sendo assim, considerando a expansão do E-commerce e do acesso do público à internet, está cada vez mais viável empreender nesse espaço.

Ademais, a praticidade das negociações e a visibilidade que os negócios ganham ao investir no meio digital é grande. Isto é, desde a disponibilidade dos vendedores até as transações imediatas e o alcance que sua marca pode ter ao investir da forma correta no Marketing Digital tornam-se grandes aliados dos micro e pequenos empreendedores.

 

Receba dicas e materiais exclusivos!

Também não gostamos de SPAM e prometemos manter o teu endereço de e-mail seguro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Por onde começar com o Empreendedorismo Digital

1. Identifique o seu porquê

Quando você acredita no que faz, as pessoas também acreditarão. O que te move? Como você faz isso? Antes de tudo, saber o seu propósito é o principal para escolher um nicho sem se perder no caminho.

Isso porque, no começo, a empolgação fará você tomar as primeiras ações, mas depois, o que de fato continuará te impulsionando a investir tempo e energia em seu negócio digital é o porquê de você ter começado. Assim, aproveite as oportunidades que a internet oferece hoje em dia para fazer o que você ama.

2. Comece com o que você tem

Pense no impacto que você deseja causar no mundo. A partir disso, comece com o que você tem. A internet é um espaço amplo, onde a cada dia novos empreendedores surgem e, quanto mais cedo der o pontapé inicial, melhor para você se destacar.

Não espere ter a ferramenta de edição de imagem perfeita, a câmera de última tecnologia ou a melhor conexão à internet de todas. Primeiro, comece, depois, aprimore o que você tem através do que vem construindo.

Afinal, mais do que perfeição, as pessoas buscam por experiências reais que agreguem na vida delas. Se você tiver um bom “porquê” e entender quem é seu público, tais ferramentas serão apenas um dos meios pelos quais você o encantará.

Saiba tudo sobre Marketing Digital com nossa publicação: Marketing Digital para Microempresas – Guia Completo

 

3. Qual será a identidade de sua marca?

Ainda que você não tenha os recursos mais avançados ou orçamento suficiente para contratar uma empresa que desenvolva a sua identidade visual, esse é um ponto que não pode ser deixado de lado.

Se você escolher empreender através do Instagram, por exemplo, uma rede que é sobretudo visual, pense no produto ou serviço que venderá e de que forma quer que ele atinja o público. Desde a roupa e os acessórios escolhidos para uma publicação até a forma como você se porta durante um vídeo no Youtube ou IGTV dirá sobre a sua marca.

Não só, como também, a comunicação escrita influencia na maneira que você se conecta com as pessoas. Imagine sempre que, por trás dos compradores, há pessoas reais com sentimentos, crenças, propósitos e dores assim como você. Enfim, defina a sua identidade com vistas na forma que você gostaria de ver a sua marca caso fosse apenas um telespectador.

 

4. Venda o que vale a pena ser comprado

Após entender qual é sua razão para empreender, certifique-se de que as soluções do seu negócio impactarão positivamente o público. Isto é, venda o que solucionará suas dores, tornando a sua marca algo essencial.

Sem dúvida, além de poder ofertar produtos e serviços na internet, você também pode abordar assuntos relevantes através de plataformas que geram monetização. Nesse sentido, pesquise o mercado e os concorrentes do segmento que você pretende atuar a fim de desenvolver uma forma de manter sua persona interessada e interagindo com sua marca.

Caso você não saiba o que significado de “persona”, clique neste link. Aproveite e nos acompanhe nas redes sociais também, garanto que há muito conteúdo relevante para você que deseja aprender mais sobre Marketing Digital.

 

5. Pesquise, pesquise e pesquise

Se você esperava uma fórmula secreta para fazer sucesso empreendendo na internet, infelizmente tenho más notícias. 🙁 Conforme vimos, o avanço tecnológico gerou uma grande transformação no mercado — e o continuará fazendo!

Em outras palavras, a dedicação, o aprimoramento e a constante atualização serão sempre necessárias.

Dessa forma, visite blogs que tragam assuntos atuais e relevantes, acompanhe profissionais de Marketing Digital nas redes sociais e adquira conhecimento através de livros e pesquisas. O processo é contínuo e exige determinação, no entanto, caso você tenha clareza do “seu porquê”, tudo se tornará mais leve, e não apenas uma obrigação.

Por fim, espero que esse blog post tenha sido agregador a você. Caso tenha alguma dúvida ou não sabe se é melhor contratar uma agência digital para gerir sua presença na internet, sugiro fortemente a leitura deste artigo e/ou entre em contato conosco.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Venha decolar com a gente!

Conte para nós sobre sua empresa e as metas que pretende alcançar e te ajudaremos a traçar o plano ideal para seu negócio. 

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.