Marketing Digital para Microempresas – Guia Completo

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Marketing Digital para micro empresas

No blog post de hoje, você aprenderá de uma vez como implementar o Marketing Digital para microempresas. A estratégia veio para mostrar que, mesmo com baixo investimento, é possível aplicar ações efetivas através da internet.

Apesar da maioria das grandes empresas apostarem nessa nova forma de divulgar produtos e serviços, também se indica o Marketing Digital a empresas de médio e pequeno porte que desejam crescer de forma acelerada.

Só para exemplificar, é através do Marketing Digital para microempresas que sua marca:

  • ensina sobre sua área para os potenciais clientes;
  • demonstra autoridade e gera valor ao seu nicho;
  • consegue identificar as dores da persona e como resolvê-las;
  • mensura o resultado e aplicabilidade de suas estratégias.

Confira isso e muito mais. Boa leitura!

 

1. Desenvolva uma identidade visual

Antes de tudo, desenvolver sua identidade visual é um dos primeiros passos da criação de uma marca. Afinal, é a partir dela que você será reconhecido em meio à concorrência e lembrado pelo público.

Nesse sentido, ao falarmos de identidade visual, falamos dos elementos gráficos e visuais que definem a transmissão de sua marca ao público. Ou seja, o logotipo, a paleta de cores, as imagens, fontes etc.

Assim, um aspecto importante é manter a homogeneidade e a clareza na hora de desenvolver sua identidade visual. Isto é, ela servirá de base para a criação dos cartões de visita, do site, das embalagens de produtos e das postagens nas redes sociais da empresa. Logo, manter um padrão ajuda a instigar o sentimento de pertencimento e identificação do público, além de gravar sua imagem na mente das pessoas.

Confira aqui por que não criar sua Identidade Visual sozinho.

 

2. Identifique a persona do seu negócio

Após criar sua identidade visual, é a vez de pensar na persona do seu negócio. A princípio, a persona do seu negócio se trata da representação semifictícia de seu cliente ideal.

Sem dúvida, esse processo influencia sua marca a:

  • entender os comportamentos da persona;
  • identificar o que a interessa;
  • direcionar suas estratégias;
  • personalizar a comunicação da marca.

Todavia, é necessário realizar uma pesquisa para identificá-la – e para isso, uma agência de Marketing Digital pode te auxiliar.

Buscar agências mais próximas de seu empreendimento físico ou sua localidade facilita o processo de conhecer o seu público local, a movimentação, o ambiente etc. Portanto, se você empreende na região do Grande ABC ou Grande São Paulo, entre em contato conosco!

 

3. Criação de conteúdo para as redes sociais

Aumentar vendas com redes sociais

Em terceiro lugar, utilizar as redes sociais para divulgar conteúdo agregador compõe uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas no Marketing Digital.

Segundo a pesquisa realizada para o Content Trends 2019 da Rock Content, 67,3% dos participantes adotam o Marketing de Conteúdo como estratégia. Dentre as empresas que não aderem ao Marketing de Conteúdo, os maiores motivos são: desconhecimento da estratégia (31,9%) e falta de equipe disponível (25,7%).

Uma vez que você está aqui, lendo nosso blog post, a primeira causa não deve ser o principal motivador de ainda não ter alavancado seu negócio. Assim, caso falte equipe com pessoal qualificado para desenvolver o Marketing Digital de sua empresa, indicamos a leitura deste conteúdo: quando contratar uma agência de Marketing Digital?

Com efeito, é comum vermos micro e pequenos empreendedores cometerem um determinado erro. Isto é, usar as redes sociais para somente falar de produtos, preços e promoções. Na verdade, o que chamará a atenção do público é mostrar que sua empresa entende do nicho em que atua.

Portanto, publicar conteúdo relevante nas redes sociais, personalizado para sua persona, é um modo eficiente de se posicionar como autoridade no assunto.

Você pode executar tais estratégias através de dicas nos Stories do Instagram, posts no Facebook, vídeos no YouTube, artigos no blog e muito mais.

 

4. Fique de olho nos algoritmos

É fato que os algoritmos validam a atividade dos perfis, por isso, seu conteúdo deve seguir alguns parâmetros para que ele seja considerado relevante e continue sendo entregue ao público.

A saber, as inteligências artificiais do Instagram consideram, principalmente, três pilares: temporalidade, interação e relacionamento.

Sendo assim, a regularidade das postagens, a qualidade do conteúdo e a comunicação (para que permaneçam mais tempo no seu post), o número de compartilhamentos e salvamento e a interação via direct e comentários são os mais considerados.

Com essas informações, estude e desenvolva seus posts da melhor maneira que conseguir. Faça testes e veja o que gera resultados positivos.

 

5. Aprenda as técnicas de SEO

como fazer o google encontrar seu site

A fim de ser encontrado no Google ou qualquer outro mecanismo de busca, você deve conhecer as técnicas que deixarão no topo dos resultados.

Logo, o WordPress facilita a monitoração de seu conteúdo através de ferramentas internas. Ou seja, ele aponta o nível de otimização de acordo com as técnicas de SEO.

Apesar de existir os plugins gratuitos, há a versão paga que garante acesso a mais palavras-chaves, frases e termos relacionados. Além de monitorar automaticamente suas páginas mais importantes, a criação de conteúdo para a internet se torna mais assertiva.

Indicamos a leitura de: A importância do SEO para Pequenas Empresas

 

6. Invista em links patrocinados

O ideal é que seu tráfego seja cada vez mais orgânico, no entanto, quando se está no começo esse processo pode demorar um pouco mais. Assim, caso deseje impulsionar uma campanha ou outro conteúdo, invista para isso!

Conforme falamos, os algoritmos podem ser a chave do sucesso – ou não. A saber, no Instagram, por exemplo, os algoritmos indicarão os conteúdos com maior taxa de interação. Por isso, se você pretende aparecer nos feeds e stories de quem ainda não te segue e aumentar sua visibilidade, é possível patrocinar os links de seus anúncios.

Lembrando que se pode usar links patrocinados não apenas nas redes sociais, como também no próprio Google.

 

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7. Crie (ou atualize) o site de sua marca

empresa de criação de sites em santo andré

A criação de sites contribui para a boa impressão que o público tem de sua marca e gera autoridade.

Para gerenciar seu site, indicamos o WordPress, o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais popular do mundo.

Sem dúvida, o SEO também interfere em como seu site é indicado nos mecanismos de buscas. Só para exemplificar, produza um texto institucional (o “sobre” ou “quem somos”) com 300 palavras, no mínimo. Além disso, descreva sua história, sua missão, visão e valores usando palavras-chaves.

Certifique-se de que seu site causará a melhor impressão ao público. Em suma, sites responsivos, que se adaptam aos diferentes tamanhos de tela e não demorem mais do que 3 segundos para carregar são o padrão para a boa experiência dos usuários. Para isso, você deve se atentar ao serviço de hospedagem de sites que contratará.

Veja também: 10 motivos para usar o WordPress melhorar os seus resultados.

 

8. Planeje e persevere

Planejamento marketing digital

Tudo bem, o subtítulo pode até parecer um conselho clichê, mas é exatamente ele que define os grandes empreendedores dos pequenos.

É fato que o Marketing de Conteúdo exige constância. Afinal, nenhuma empresa bem sucedida retém seu público através de apenas um único post. É preciso um fluxo regular de postagens; a criação de uma presença digital, como sempre citamos.

Nesse contexto, a melhor forma de obter bons resultados e manter a organização é com um planejamento (principalmente quando há mais de uma pessoa trabalhando numa peça).

Sendo assim, experimente deixar agendados:

  • a data e o horário das postagens;
  • o conteúdo que será abordado;
  • o responsável por cada etapa.

Em continuação: persevere! Com um bom plano desenvolvido e seguindo as técnicas de SEO, seu conteúdo pode atingir uma grande quantidade de pessoas.

Por isso, mesmo que os resultados não apareçam na primeira semana, continue com foco e prepare conteúdos engajadores a seus seguidores. Com o tempo, você entenderá o que mais chama a atenção deles, quais postagens alcançam um número elevado de interação etc. Seja como for, no próximo tópico você verá como isso é possível.

 

9. Acompanhe as métricas

Assim como a criação de conteúdo é primordial para o sucesso das marcas, acompanhar as métricas também. Confira abaixo algumas das principais métricas a serem acompanhadas.

  • ROI – Retorno sobre Investimento: provavelmente você conhece este termo, pois ele é de suma importância para identificar retornos financeiros. Trata-se da relação de lucro ou perda em relação ao valor aplicado numa campanha.
  • Taxa de acesso ao site e origem: as taxas de acesso e origem mostram o número de acessos ao seu site e através de qual meio (busca orgânica, link direto etc.)
  • Tempo de permanência na página: segundo os tópicos anteriores, analisar a interação do público para com seu conteúdo é o que aumenta sua relevância. Nessa métrica, os indicadores mostram o tempo de permanência dos visitantes e as atividades no site de sua marca.

Aprenda a mensurar as ações de Marketing Digital para microempresas clicando aqui.

 

10. Cadastre-se no Google Meu Negócio

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Com efeito, as empresas cadastradas no Google Meu Negócio incentivam a interação do público com a sua marca através de avaliações e comentários, além de transmitir mais profissionalismo e segurança.

Caso você ainda não o conheça, nós vamos te explicar. Trata-se de uma ferramenta na qual você cadastra sua empresa, loja, estabelecimento etc. para que, ao ser buscado no Google, apareçam resultados com informações específicas com relação a ele.

Não só isso, como também ela é gratuita. Assim, torna-se um recurso acessível a qualquer um!

Seja você um micro ou pequeno empreendedor, se deseja colaborar com a boa experiência do usuário, trate de colocar já seus dados no Google Meu Negócio. O que não pode faltar: endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento.

 

11. Conheça a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Lei geral da proteção de dados e o marketing digital

Muitos se atêm ao processo criativo da criação de sua presença na internet, no entanto, conhecer a legislação que rege cada ofício é imprescindível para que suas ações não desrespeitem nenhuma norma.

Em agosto de 2018 aprovou-se a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ou Lei Nº 13.709, que visa criar um cenário mais seguro com relação ao tratamento de dados pessoais. Isto é, a lei garante que os usuários saibam para quais fins seus dados serão utilizados e estes só podem ser tratados com a explícita autorização dele.

Em outras palavras, em se tratando das estratégias de Marketing Digital para microempresas, deve-se executar a criação da base de leads a partir dos dados fornecidos por vontade própria de cada contato. Além disso, deve-se informar que tais dados serão inseridos na lista de e-mails da empresa.

Desse mesmo modo, explicitar o uso de cookies e qual sua finalidade nos sites e respeitar a saída de um lead, quando este não quiser mais receber e-mails marketing torna-se uma obrigação das empresas.

 

Dica Bônus: mantenha-se atualizado!

Por fim, nós que já atuamos com Marketing Digital sabemos o quanto o mercado se atualiza. Sobretudo, as novidades tecnológicas, pesquisas e inovações na comunicação evoluem continuamente e sua marca deve acompanhá-las.

Ainda que você não tenha tempo para passar horas estudando, dedicar alguns minutos da sua semana com a leitura de um ou dois artigos já causa efeito.

A saber, a Rock Content disponibiliza alguns cursos gratuitos na área (além de outros Premium). Você pode conferi-los neste link.

Ademais, aqui em nosso blog você encontra diversos tópicos sobre Empreendedorismo e Marketing Digital para microempresas; conteúdos relevantes que farão a diferença na performance de sua empresa.

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