Identidade visual para pequenas empresas: por que devo investir?

Índice de conteúdo

Identidade visual para pequenas empresas: por que devo investir?

Para quem conhece um pouco mais sobre empreendedorismo e estratégias de marketing, sabe que elaborar a identidade visual de sua marca é um dos primeiros passos para começar a ser reconhecido em meio à concorrência. Em alguns posts de nosso blog citamos esse assunto e, neste artigo, exploraremos um pouco mais a fundo a importância da criação de uma identidade visual para micro e pequenos empreendedores.

Tenho certeza de que ao ver novas campanhas de grandes empresas, saberá dizer de qual marca se trata, não? Marcas como a Coca-Cola, McDonald’s, Burger King, Skol, Bauducco, dentre outras, possuem sua identidade bem definida e característica, ao que, através dos detalhes, como o logo, uma frase ou até uma música já a reconhecemos. No entanto, isso não é um atributo restrito às grandes marcas, você, micro ou pequeno empreendedor, também pode e deve cuidar de sua identidade visual. Quer saber como? Continue a leitura e confira!

 

Neste artigo você verá:

  • O que é identidade visual, e a importância para micro e pequenas empresas;

  • Erros ao criar uma identidade visual sozinho;

  • Benefícios da identidade visual para micro e pequenos empreendedores;

  • Por que investir na identidade visual para micro e pequenas empresas; e

  • O processo de criação da identidade visual para micro e pequenas empresas .

 

O que é identidade visual, e a importância para micro e pequenas empresas

Primeiramente, o conceito de identidade visual é construído em cima de elementos como a identidade cultural da empresa e os aspectos gráficos e visuais. Isto é, em termos de identidade cultural, nos remetemos ao posicionamento, aos valores, conceitos e estratégias da empresa no mercado. Da mesma forma, ao nos referirmos sobre elementos gráficos e visuais, estamos falando do meio pelo qual essa identidade será transmitida ao público, constituído, principalmente, através do logotipo (que servirá para fazer os cartões de visita, o site, as embalagens dos produtos da empresa etc.).

Conforme citado acima, as grandes empresas facilmente são reconhecidas através da identidade visual delas, e assim também o é com as pessoas, pois cada um possui suas próprias características, jeitos, gostos e valores. A identidade é o que possibilita nos reconhecerem como pessoa e, no marketing, segue-se o mesmo pensamento.

Ademais, a elaboração de uma identidade visual poderá ajudá-lo a cativar a atenção e o respeito de seu público-alvo. Você verá mais sobre isso ao longo do artigo.

 

Erros ao criar sua identidade visual sozinho

Apesar de ser o meio principal pelo qual o público reconhecerá sua marca, na maioria das vezes, com o intuito de reduzir custos, diversos micro e pequenos empreendedores optam por desenvolver uma identidade visual sozinhos. Porém, embora pareça que estão economizando, após um tempo começam a perceber a necessidade de investir de forma mais profissional nesse processo.

 

Para exemplificar isso, veja os erros mais comuns durante a criação de uma identidade visual sozinho.

  • Criação de logo não vetorizado e qualidade da imagem comprometida (aspecto pixelado ao receber zoom);
  • Incompatibilidade com diferentes plataformas (desde as redes sociais até outdoors);
  • Exagero nas cores e quantidade de informações;
  • Uso de uma tipografia muito complexa;
  • Logo não atemporal, precisando sofrer alterações de tempos em tempos;
  • Falta de manual de identidade visual (que especifica a melhor maneira e onde usar o logo);
  • Falta de conceito, objetividade e posicionamento expressos no logo.

Em suma, a falta de conhecimentos específicos da área de design afetará o resultado final da identidade visual e, por consequência, tanto pode prejudicar sua imagem profissional como exigirá mais gastos de tempo e esforços para consertar os possíveis erros.

 

Benefícios da identidade visual para micro e pequenos empreendedores

Em contraste com o tópico acima, veremos os benefícios que uma identidade visual bem desenvolvida, com foco nos elementos essenciais, trará a você ao deixar “sua marca registrada”. Veja abaixo.

Vínculo com clientes: uma identidade forte e consistente transmitirá a sensação de confiabilidade e permitirá ao público desenvolver um vínculo de pertencimento junto à empresa.

Posicionamento: através dos símbolos, valores e cultura da empresa expressos na identidade visual, suas futuras campanhas e projetos terão mais credibilidade e autoridade.

Presença no mercado: ter o controle e entender o porquê cada aspecto está sendo utilizado em sua identidade o ajudará a adequar-se às mudanças do mercado, bem como perceber quando não é necessário fazê-las.

Rentabilidade: investir em uma empresa especializada o fará economizar a longo-prazo e manter sua marca estabelecida e sólida, o que auxiliará na projeção de lucros.

 

Por que investir na identidade visual para micro e pequenas empresas

Por conseguinte, nos últimos meses foi possível perceber a transição do foco de muitos empreendedores para as plataformas digitais. Em tempos de isolamento, investir no Marketing Digital para amenizar os prejuízos da crise e possibilitar as vendas aos clientes através de atendimentos on-line tornou-se a melhor opção. Não apenas em tempos de COVID-19, mas, também, até mesmo antes disso, o Marketing Digital já vinha crescendo cada vez mais e possuir uma presença on-line tornou-se essencial. Como vimos, para que essa presença seja consistente e mostre profissionalismo, é necessário elaborar uma identidade visual para micro e pequenos empreendedores que abranja todos os aspectos essenciais de sua marca.

 

O processo de criação da identidade visual de micro e pequenas empresas

Por fim, acerca da criação de identidade visual para micro e pequenos empreendedores, confira o processo realizado pela Sagitta Digital a fim de fornecer o melhor produto a você.

A primeira etapa é conduzida através de uma pesquisa sobre o ramo da empresa, a história, a reputação e as características mais marcantes para a melhor atender. Em seguida, o material coletado é analisado para que estratégias sejam traçadas e encaminhadas ao nosso estúdio de design de marcas, onde fazemos as alterações da identidade visual com base na experiência do cliente e no potencial do negócio.

Assim, são criados o logotipo e a identidade visual completa da empresa, bem como um manual de identidade com as boas práticas explicando a maneira de usá-los de forma padronizada.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou deseje saber mais sobre a elaboração de identidade visual da Sagitta Digital, entre em contato com a equipe através das redes sociais ou do telefone (11) 94203-8803.

A Sagitta Digital é a agência de Marketing Digital de Santo André que fará a sua empresa decolar!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Pronto para criar uma estratégia personalizada para alcançar as metas do seu negócio?

Conte-nos mais sobre sua empresa e seus objetivos de negócio que nós o ajudaremos a traçar a estratégia ideal para alcançá-los.