Vantagens de se ter uma loja virtual com WordPress

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Vantagens de se ter uma loja virtual com WordPress

Se você está antenado às mudanças nas áreas de publicidade e varejo, deve ter percebido que a presença online de uma empresa se tornou imprescindível no mercado. Entretanto, sua marca já começou a tomar as atitudes necessárias para criar a sua própria presença online? Ela pode ser construída através das redes sociais, de um site, blog ou até de uma loja virtual com WordPress.

Nesse sentido, veremos primeiro as vantagens de se ter uma loja virtual, já que a pauta de hoje foi escolhida para você, empreendedor, que está buscando novas esferas a fim de trazer mais visibilidade à sua loja e aos produtos que oferece, bem como expandir suas vendas.

Vantagens de Loja virtual com wordpress

Dessa forma, você verá:

  • Por que investir em uma loja virtual com WordPress;

  • Quem pode criar uma loja virtual;

  • Por que escolher a plataforma do WordPress;

  • Criando sua loja virtual com WordPress (e WooCommerce).

 

Por que investir em uma loja virtual com WordPress?

A princípio, confira abaixo as vantagens, benefícios e praticidades que uma loja virtual fornece à sua marca. São cinco tópicos que, de fato, explicitam o sucesso que pode ser obtido caso você decida investir no Marketing Digital de seu empreendimento.

  1. Alcance maior:

    Sabe-se que, se você possui um estabelecimento físico, as chances de que sua clientela seja restrita aos que residem/ trabalham nas localizações próximas a ele são grandes. Em contrapartida, quando você cria uma loja virtual, abre novas portas para que o público conheça o seu trabalho.

  2. Controle de vendas, lucros e estoque:

    Através da ferramenta de ERP (Enterprise Resource Planning – ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, em português) é possível gerenciar todo o seu estoque de produtos, o armazenamento, a saída de pedidos etc. Semelhantemente, calcular os lucros obtidos e as promoções feitas fica bem mais fácil através do software de gerenciamento. Porém, será necessário um cuidado especial com a gestão dos pedidos da loja virtual, para que não ocorra conflito com a loja física.

  3. Sem limitações de horário:

    as lojas físicas devem obedecer a um horário de funcionamento, fator este que pode influenciar nas suas vendas. Por exemplo, imagine um cliente seu que possui disponibilidade para visitar seu estabelecimento somente após o expediente de trabalho dele: se você fechar a sua loja no mesmo horário, podemos dizer que perdeu uma oportunidade de negociação. No entanto, com a loja virtual, seu domínio fica disponível 24h para ser acessado, aumentando suas chances de venda e provendo mais conforto ao cliente.

  4. Baixo custo de investimento:

    alguns empreendedores acabam por não investir em sua presença online a partir da premissa de que isso é um passo dado somente para grandes empresas, no entanto, os custos são mais econômicos do que você imagina. Como não há gastos com contratações em regime CLT, nem grandes despesas com aluguel, a loja virtual se torna um investimento acessível.

  5. Crescimento através das métricas:

    ademais, uma das vantagens de se ter uma loja virtual é o acompanhamento de suas métricas. Isto é, quantos acessos ela tem, em que horário as compras comumente são feitas, o seu ranking na SERP e, por fim, se sua estratégia de SEO está dando resultados.

 

Para entender o que queremos dizer com “SERP” e “SEO”, leia nosso artigo sobre A importância do SEO para pequenas empresas.

Quem pode criar uma loja virtual?

Caso você ainda esteja na dúvida se criar uma loja virtual é algo para você, saiba que, na verdade, esse é um passo que empreendedores de diferentes perfis podem dar. Veja se você se identifica com um dos casos abaixo.

 

·         Empreendedores donos de loja física

Em primeiro lugar, temos o perfil daqueles que já possuem seus estabelecimentos físicos, mas desejam expandir suas vendas, diversificar seu público ou mesmo investir numa alternativa que traga mais segurança nos momentos de crise. Quer sua empresa seja grande, ou não, uma loja virtual decerto ajudará você a alcançar seus objetivos mais altos.

 

·         Empreendedores iniciantes

Em segundo, se você ainda não é dono de um empreendimento, mas deseja iniciar a venda de produtos ou a prestação de serviços, optar pelo meio digital será muito mais econômico do que já começar com a abertura de um estabelecimento físico. Além disso, após ter conquistado a base de seu negócio, será mais fácil chamar a atenção do público-alvo para sua loja física, caso decida abrir uma futuramente.

 

·         Não familiarizados com as plataformas online

Por fim, ainda que você não tenha o hábito de usar as redes sociais, tenha vergonha de aparecer para o público ou não entenda acerca das estratégias de marketing, não é necessário abandonar a ideia de criar uma loja virtual. Conforme exibido acima, construir sua presença online é imprescindível e muito vantajoso para a imagem de sua marca. Caso você se enquadre no perfil dos que não estão familiarizados com as plataformas online, não deixe isso parar seus negócios. Consulte uma agência especializada no assunto para que possam colocar seus produtos ao alcance do público, traçar um plano estratégico de Marketing Digital e ajudá-lo nesse processo.

Sendo assim, a criação de uma loja virtual não se restringe a um tipo de empreendedor específico. Agora que já sabe a importância de se ter uma loja virtual, é hora de colocar a mão na massa e fazer isso acontecer. Para isso, faça antes uma pesquisa para analisar seus concorrentes, estabelecer de que forma poderá se destacar, como direcionará a publicidade de seus produtos e, nesse ínterim, através de qual plataforma lançará sua loja virtual.

Leia aqui nosso artigo sobre os 5 Benefícios do Marketing Digital para pequenas empresas.

 

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Por que escolher a plataforma do WordPress para sua loja virtual?

Wordpress como plataforma de loja virtual

Definição e uso do WordPress

A saber, o WordPress se enquadra no modelo de plataforma Open Source, no qual disponibiliza-se um código fonte para a utilização livre de um software. Isto é, ele caracteriza um CMS (Content Management System), sistema que permite o gerenciamento de conteúdos online. Nesse sentido, através do WordPress é possível abrir sua loja virtual, cadastrar produtos e gerenciar os pedidos, além de poder instalar outros plugins à plataforma, como o WooCommerce e o Yoast SEO.

Ademais, o WordPress é uma das maiores ferramentas para a criação de páginas na web, destacando-se pela facilidade de acesso e customização. Dessa forma, por consistir em um dos maiores CMS, você tem garantidos:

  • O suporte 24h dos desenvolvedores da plataforma;
  • A segurança de seus dados e de seus clientes;
  • Pacotes acessíveis;
  • O conforto de criar sua página no idioma de preferência, pois ele apresenta 160 idiomas;
  • Uma loja virtual escalável (podendo medir seu progresso e ampliar seu uso);

Sobretudo, indicamos a criação de lojas virtuais com WordPress porque, além de ser uma das ferramentas mais populares, é fácil de manusear e acrescentar imagens, títulos, blocos de parágrafos etc. Afinal, as opções de edição de texto e customização são fatais para que a página de sua loja fique com “a cara de sua marca”.

Recomendo a leitura de nossa publicação com 10 Motivos para usar o WordPress e melhorar os seus resultados, lá você verá em mais detalhes as utilidades do WordPress.

 

Criando sua loja virtual com WordPress (e WooCommerce)

Conforme vimos, é possível instalar plugins nessa plataforma e, isso, será exatamente o que utilizaremos para a criação de sua loja virtual com WordPress. Nesse sentido, o plugin usado é o WooCommerce, próprio do WordPress e, portanto, uma das melhores alternativas. Confira abaixo os principais motivos do WooCommerce ser o plugin ideal para gerir seu negócio.

  • O plugin é gratuito, sem custos para baixar ou utilizá-lo;
  • Permite a escalabilidade de seu site, ou seja, o público poderá acessá-lo por meio de diferentes aparelhos, como computadores e celulares;
  • É passível de customização conforme as exigências de SEO do Google, possibilitando um ranking e alcance maiores à sua loja virtual com WordPress;
  • A ferramenta não restringe quais produtos você venderá, permitindo o crescimento em diversos segmentos de varejo.

 

A loja virtual desenvolvida pela Sagitta Digital

Por fim, a loja virtual desenvolvida por nós não é alugada, mas, sim, um site feito todo a mão de acordo com sua necessidade e preferência. Ou seja, ele é seu, e somente seu, sem precisar se preocupar com aluguel, como nos casos de Shopify ou Loja Integrada, e manutenções periódicas.

Pronto para criar sua loja virtual com WordPress? A Sagitta Digital possui especialistas em Marketing Digital e desenvolvimento de sites que cuidarão de todo o seu negócio online. Sabemos que tratar de E-Commerce pode ser um assunto difícil para alguns, mas estamos dispostos a tornar esse processo o mais simples para você.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou deseje conhecer melhor nossos serviços, entre em contato através das redes sociais ou do telefone (11) 94203-8803.

 

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