Planejamento Empresarial: Como Fazer Passo a Passo

Índice de conteúdo

Após detectar as oportunidades para seu negócio, é preciso partir para um plano de ação. Esse processo consiste na criação de um planejamento empresarial que determinará as ações necessárias para buscar os recursos que colaborarão com o desenvolvimento da empresa. Gerenciar exige um olhar estratégico e organizado sobre diversos setores, por isso, ao fazer um planejamento você consegue visualizar e direcionar o andamento da empresa de forma mais assertiva e profissional. Assim, neste blog post o ensinaremos como fazer um planejamento empresarial passo a passo.

 

Boa leitura!

como fazer um planejamento empresarial

O que é um plano de negócios?

Antes de tudo, vamos aprender o que é um plano de negócios. Para que seu planejamento empresarial esteja completo, é preciso atentar-se ao documento capaz de:

  • Definir metas e estratégias;
  • Prever riscos e possíveis problemas;
  • Diminuir a chance de erros devido à falta de análise;
  • Visualizar aonde a empresa deseja chegar e onde ela está;
  • Organizar os processos e setores da empresa;
  • Identificar a viabilidade das propostas;
  • Analisar o mercado e refletir sobre a situação atual.

Em outras palavras, o plano de negócios é um documento que sua empresa elaborará analisando estrategicamente toda a efetividade das ações que a empresa deve tomar, ordenando informações, calculando riscos e indo para a ação.

Nesse sentido, é importante destacar quatro pilares principais da empresa, os quais basicamente a fazem funcionar. São eles:

  • Estratégico: remete à forma que a marca se posicionará no mercado, se comunicará com o público e divulgará seus produtos e serviços.
  • Financeiro: refere-se à receita e ao lucro da empresa, bem como aos investimentos necessários para geri-la e a redução de gastos desnecessários.
  • Operacional: remete aos recursos necessários para operar a empresa, seja desde equipamentos, fornecedores e colaboradores, até tempo e produtividade.
  • Comercial: refere-se à troca de relação entre a empresa e os clientes, incluindo o atendimento, a venda e o pós-venda, mantendo-a crescendo.

 

Receba dicas e materiais exclusivos!

Também não gostamos de SPAM e prometemos manter o teu endereço de e-mail seguro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

 

Como fazer um planejamento empresarial passo a passo

 

1. Segmentação de clientes

Em primeiro lugar, determine seu segmento de clientes, isto é, leve em consideração as características comuns entre eles para definir o público (e identificar se você possui mais de um tipo).

Ao entender as necessidades do público com mais clareza e quem decide a compra, é possível traçar sua estratégia de Marketing Digital nas Redes Sociais, sua comunicação e abordagem, por exemplo.

Mais do que isso, você entenderá como se comportam: hábitos, renda, nível cultural, estilo de vida etc., podendo criar a persona de seu negócio e especificar como gerar valor a ela.

Leia também: Persona – o que é e como definir para o seu negócio?

 

2. Análise do mercado e da concorrência

Assim como conhecer seu público é importante, reconhecer sua posição no mercado e a concorrência também o é. Para isso, avalie os pontos fortes e fracos de sua empresa, bem como as ameaças e oportunidades que podem surgir.

Ao simular diferentes cenários, minimizar as ações negativas e potencializar as positivas fica mais fácil.

Sem dúvida, empreender é uma tarefa que envolve incertezas e riscos, dessa forma, quanto mais preparado você e sua empresa estiverem, melhor — afinal, ter sempre um “plano B” é imprescindível.

Nesse mesmo contexto, analise os produtos, preços, diferenciais e pontos negativos da concorrência. Veja como vendem e de que forma a sua marca poderia se destacar e inovar no mercado.

 

3. Parceria com fornecedores

Com efeito, analisar o mercado garantirá a seleção das ideias e estratégias necessárias para ganhar seu espaço no mercado e, por certo, você precisará da ajuda de fornecedores que o auxiliem a colocar seu plano em ação.

Sendo assim, faça uma lista dos fornecedores com quem deseja fazer parceria (ou já possui). A saber, para escolher o melhor ao seu empreendimento, atente-se aos prazos de entrega, processos de produção e equipamentos dos fornecedores.

Além da boa conduta e profissionalismo, é preciso avaliar se faz sentido dar início a cada parceria. Isto é, se as propostas do fornecedor irão casar com a necessidade de sua empresa.

4. Estratégia de Marketing

Sobretudo, hoje em dia as pessoas decidem realizar uma compra com vistas na experiência que ela trará. Dessa forma, como passar valor aos clientes de forma que o preço seja apenas um detalhe?

Pense de forma estratégica nas perguntas seguintes:

  • Como sua marca se mostrará no mercado?
  • Como você ofertará seu produto ou serviço?
  • Através de quais canais você mostrará o que faz?
  • Como seu produto chegará ao público?
  • E, por fim, quais as metas para gerir e colocar tudo isso em ação?

Juntamente com a qualidade do produto, preços e diferenciais, aprender a destacar da maneira correta os benefícios e vantagens de sua marca torna-se essencial.

Nesse sentido, utiliza-se o Copywriting nas estratégias de Marketing Digital para engajar e trazer a persona para perto. O objetivo é mostrar o valor de sua marca e convencer a pessoa do outro lado a tomar uma ação (como comprar seu produto ao invés do produto do concorrente).

Além disso, outras estratégias como a criação de conteúdo na internet e vendas por lojas virtuais tem crescido nos últimos anos. Se você ainda não tem sua loja virtual, está perdendo a chance de ganhar mais visibilidade e, portanto, perdendo vendas.

Para saber mais sobre Marketing Digital, indicamos a leitura do nosso Guia Completo para Microempresas.

5. Política de preços

Após definir qual será a fonte de receita em seu empreendimento, ou seja, o produto ou serviço ofertado, você precisa pensar na política de preços.

Antes de tudo, estabeleça os valores praticados, as metas da empresa com relação ao lucro, como funcionarão promoções e descontos, quais serão os meios de pagamento e os impostos e encargos a serem pagos?

Finalmente, qual a base de lucro ou prejuízo adotada pela empresa para que ela não entre no vermelho? E o investimento fixo ou o capital de giro?

Sem dúvida, esses são levantamentos que ajudarão a evitar surpresas ruins e reduzir gastos desnecessários.

 

6. Produção, venda ou execução

Em suma, descrever os processos relacionados à produção, venda ou execução do seu negócio auxiliará a visualizar as etapas com mais clareza.

Dessa forma: como funcionará a venda e o comércio dos produtos ou serviços? Quais os equipamentos, a quantidade de pessoas e o tempo demandado em cada etapa desenvolvida?

Afinal, ter noção da produtividade, disponibilidade dos fornecedores, dentre outros fatores é primordial para definir prazos e organizar as entregas.

E caso você tenha uma clínica, laboratório ou empresa, até mesmo seu arranjo impactará o processo operacional. Dessa forma, destrinche as várias alternativas de disposição de móveis, equipamentos, setores etc. a fim de facilitar o dia a dia na empresa.

 

7. Relatório destacando o principal do plano

Em continuação, elabore um relatório descrevendo sua empresa, identificando a posição em que ela se encontra no mercado e aonde você deseja que ela chegue. Todavia, caso tenha dificuldade em descrevê-la, tente responder da maneira mais completa que conseguir as seguintes perguntas.

  • Por que você está empreendendo?
  • Qual o seu propósito?
  • Que impacto o seu produto ou serviço causa na sociedade?
  • Como sua marca faz os clientes se sentirem realizados?

Em síntese, ao responder tais questões você identificará sua missão, visão e valores.

Além disso, identifique as pessoas que compõem sua equipe de trabalho, o perfil delas, os serviços que oferecem, segmento de clientes, enquadramento tributário, localização… enfim, todas as informações essenciais para a identificação de sua marca.

A princípio, esse relatório é um resumo objetivo e claro com todas as informações que você obteve ao longo dos passos anteriores.

Por fim, para visualizar tudo de maneira mais estratégica, acesse o Sebrae Canvas, que segue o Business Model Canvas, e preencha o modelo disponível. Ele pode parecer simples, mas trará clareza acerca de vários pontos em sua empresa.

Conclusão

Em conclusão, como lidamos com incertezas e cada vez mais o mercado apresenta mudanças inesperadas, o empreendedor que já tiver previsto cenários diferentes e se preparado para cada um deles, sem dúvida não verá o desempenho da empresa cair da mesma forma como caso não possuísse um planejamento empresarial.

Portanto, faça um plano de ação o mais específico possível, validando quais atitudes seriam as mais adequadas para cada cenário. Da mesma forma, estude e mantenha-se atualizado com relação ao mercado, fazendo as alterações necessárias em seu planejamento empresarial conforme for o caso.

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Venha decolar com a gente!

Conte para nós sobre sua empresa e as metas que pretende alcançar e te ajudaremos a traçar o plano ideal para seu negócio. 

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.