A importância do SEO para Pequenas Empresas

Índice de conteúdo

A importância do SEO para Pequenas Empresas

Dentre as estratégias do Marketing Digital, saber aplicar técnicas assertivas que tragam mais visibilidade e acessos é um dos objetivos dos empreendedores. E, com isso, estar entre os primeiros resultados de busca no Google torna-se uma das maneiras de aumentar a credibilidade de seu conteúdo e chamar a atenção do público. Conhecer a importância do SEO para pequenas empresas é uma das obrigações de quem deseja manter uma presença online. Por isso, neste post abordamos sobre SEO para PME!

Confira abaixo o que esse artigo explorará.

  • O que é SEO;

  • Ranqueamento de sites pelo Google;

  • O SEO para pequenas empresas; e

  • Conclusão.

O que é SEO

Primeiramente, SEO (cuja sigla significa Search Engine Optimization), remete à otimização para mecanismos de busca. Consiste em um conjunto de técnicas e estratégias para otimizar as publicações dos sites, blogs e páginas da web a fim de que recebam mais acessos, aumentando a visibilidade e a autonomia que possuem entre a concorrência.

Isto é, busca-se estar entre os primeiros resultados de uma busca. O Google é considerado o maior mecanismo de pesquisa utilizado na internet e, integrar a primeira página de resultados nele, é uma forma de garantir o tráfego de seu site, bem como a relevância dos conteúdos que seu empreendimento fornece ao público, pois, como se sabe, dificilmente o público irá procurar os resultados das páginas seguintes se encontrarem a resposta do que procuram logo na primeira.

Com isso, a fim de atingirem as primeiras posições nos resultados, cada vez mais os concorrentes vêm criando conteúdos que agregam conhecimento e estejam de acordo com os fatores de ranqueamento de sites para não ficarem para trás.

 

Ranqueamento de sites pelo Google

Com o intuito de alcançar bons rankings orgânicos, deve-se levar em conta que o Google possui alguns critérios que definirão a importância e o ranqueamento de sites para serem exibidos entre os mais relevantes na SERP, durante uma pesquisa na internet.

 

SERP

Primeiramente, para entender o que se quer dizer com SERP, façamos uma breve explicação. SERP é a sigla para Search Engine Results Page (traduzido como página de resultados do mecanismo de pesquisa). Basicamente, como o nome sugere, é a página onde todos os resultados das pesquisas feitas no Google são exibidas, portanto, estar no ranking da SERP significa que suas estratégias de SEO estão no caminho certo e seu empreendimento está com um alcance maior.

 

Resultados exibidos de duas maneiras

Nesse sentido, entenda que há duas maneiras de aparecer na SERP: como resultados de Busca patrocinada e Resultados de Busca orgânica. Obviamente, estar entre os resultados de busca orgânica implicará na opinião do público, afinal, você não precisou pagar para que seu site ou produtos fosse exibido. Isso quer dizer que, decerto, se ele está lá porque o Google o considerou relevante, é porque deve ser.

Para estar entre os resultados de busca orgânica, o Google avaliará o nível de relevância e autoridade do site, com base na experiência do usuário.

 

Experiência dos usuários

Com efeito, a qualidade de experiência dos usuários em seu site, blog ou página na web será o que impulsionará o mecanismo do Google a considerá-lo importante o bastante para estar entre os primeiros resultados. Ou seja, considera-se critérios como: o tempo que os usuários permaneceram na página, se entraram e/ou a fecharam rapidamente, se após acessarem seu site foram pesquisar o mesmo assunto em outra fonte, etc. Por isso, um bom serviço de SEO é necessário para garantir a boa experiência dos visitantes online.

 

O SEO para pequenas empresas: como executar

A fim de planejar e executar uma estratégia assertiva de SEO para PME, lembre-se de que seu empreendimento deve comprometer-se a aplicar as dicas, trabalhando em conjunto com seu planejamento estratégico inicial de Marketing Digital.

 

Veja também como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais neste link.

 

Agora, sem mais delongas, vamos às dicas para que seu conteúdo possa alcançar a primeira página do Google e sua marca crescer!

  • Defina palavras-chave de acordo com o tema de cada conteúdo e o ramo em que atua. Conheça bem sua persona para conseguir deduzir a maneira como digitariam suas buscas e utilize ferramentas que o auxiliarão a selecionar as melhores palavras-chave.
  • Caso atualize seu site com artigos, utilize palavras de transição. A leiturabilidade dos conteúdos é medida pelo SEO através da quantidade de palavras de transição de acordo com o tamanho do texto, pois, instintivamente, isso implicará em uma melhor experiência de leitura dos usuários.
  • Otimize os títulos dos conteúdos. Use palavras-chave neles e, ao longo do texto, não esqueça de organizá-los em Título 1, Título 2, Título 3 e Subtítulos.
  • Certifique-se de que a versão de seu site é compatível com aparelhos móveis, pois, hoje em dia, o uso de celulares e tablets cresce constantemente e o Google avaliará quais conteúdos podem ser acessados através desses aparelhos.
  • Monitore os resultados que sua estratégia de SEO está produzindo. Veja se o número de acessos está aumentando, se a captação de novos leads está sendo possível e, claro, se o que você produz está alcançando a SERP, para que possa direcionar sua estratégia de maneira mais clara e objetiva.

 

Conclusão

Em conclusão, manter uma presença digital é imprescindível nos dias atuais e, para isso, estar antenado às estratégias de SEO para que sua pequena ou média empresa consiga manter-se e crescer no mercado é um passo importante. Através disso e, como vimos, ao produzir conteúdos relevantes e assertivos, seu site, blog ou página na web receberá mais visibilidade e autoridade sobre a concorrência. Afinal, estar entre os primeiros na página de resultados do Google é um sinal de que está no caminho certo e que sua marca está sendo exibida a inúmeros usuários. Não deixe de investir no Marketing Digital, pois esse é um caminho que auxiliará e muito sua empresa a alcançar suas metas.

Confira o impacto do Marketing Digital na visibilidade da marca de pequenas empresas.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a equipe da Sagitta Digital através de nossas redes sociais ou do telefone (11) 94203-8803.

A Sagitta Digital é a agência de Marketing Digital de Santo André que fará a sua empresa decolar!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Venha decolar com a gente!

Conte para nós sobre sua empresa e as metas que pretende alcançar e te ajudaremos a traçar o plano ideal para seu negócio. 

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.