Vendas pelo Whatsapp Business: por onde começar?

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Muito provavelmente você já ouviu falar no aplicativo do WhatsApp, afinal, ele compreende mais de dois bilhões de usuários no mundo e está na lista dos apps mais usados no Brasil. Mas você sabia que é possível usá-lo como um recurso profissional? A versão comercial do app que ganhou espaço no smartphone de tantos brasileiros permite organizar contatos através de etiquetas, criar listas de transmissão, gerir estratégias e vender mais. Assim, confira por onde começar a fazer suas vendas pelo WhatsApp Business e por que usá-lo para micro e pequenas empresas.

vendas com whatsapp business

Enquanto, antes, o WhatsApp era referência para o envio de mensagens pessoais no dia a dia, hoje ele atinge sua posição como ferramenta de marketing também.

Após a chegada do WhatsApp Business no Brasil, em 2018, com as opções de automatizar respostas rápidas, segmentar contatos e exibir seu catálogo de produtos, o aplicativo tornou-se um instrumento ainda mais atrativo para as micro e pequenas empresas. Essas que, por sua vez, podem atender aos clientes e leads com mais rapidez e organização.

Assim, em 2019, com o intuito de ajudar os micro e pequenos empreendedores a se conectar com clientes e expandir negócios através do WhatsApp Business, a equipe representante do aplicativo uniu-se ao Sebrae-SP para treiná-los. Nesse mesmo sentido, em apenas um ano de seu surgimento, cerca de 5 milhões de empresas já estavam cadastradas no aplicativo.

Você ainda duvida do potencial que a ferramenta possui? Sem dúvida, criar um suporte personalizado e sua presença de maneira profissional na plataforma será um passo a mais para o crescimento de sua marca.

Em continuação, abordamos de forma mais densa os principais motivos de se usar o WhatsApp Business para micro e pequenas empresas. Confira!

 

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Por que usar o WhatsApp Business para micro e pequenas empresas?

Com base nos dados acima, a tendência é que o número de empreendedores utilizando o WhatsApp Business como ferramenta de marketing cresça cada vez mais — e para isso, deve haver bons motivos, certo? Assim, continue a leitura e descubra quais são eles.

 

  1. Estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente

Em primeiro lugar, tenha em mente que apesar de você estar usando o WhatsApp Business, certamente seu cliente não estará. Isto é, ele se comunicará com você através da versão de uso pessoal do aplicativo e, portanto, isso já denotará mais intimidade entre sua marca e ele.

Dessa forma, ao abordar a estratégia de enviar comunicados e fazer o atendimento através do WhatsApp, é possível estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente, estimulando o sentimento de reciprocidade e afeição por parte dele, o que alimenta experiências positivas.

 

Leia também: Customer Success – o que é e como aplicá-lo em seu negócio

 

  1. Agilizar o atendimento da empresa

Da mesma forma, por tratar-se de um aplicativo para o envio de mensagens instantâneas, a facilidade de envio e recebimento das mensagens toma outra proporção. Ou seja, basta ter acesso à internet, bateria no dispositivo móvel e, obviamente, o chip de alguma operadora para gerir suas vendas pelo WhatsApp Business.

Ao propósito de tornar o seu atendimento mais organizado e seguro, divulgue a opção de entrar em contato com sua empresa através do WhatsApp em todos os canais dela (website e redes sociais, por exemplo).

Seja para tirar dúvidas, pedir um orçamento ou algo mais, o importante é mostrar como podem entrar em contato com você.

 

  1. Facilitar a abordagem e transmissão de mensagens

Ao mesmo tempo que traz agilidade, o aplicativo também permite segmentar mensagens, colaborando para a organização do atendimento da empresa.

Com efeito, serão as “etiquetas” que ajudarão você a organizar os contatos por categorias. O aplicativo já traz algumas opções (novo cliente, novo pedido, pedido pendente etc.), mas você também consegue personalizá-las.

Do mesmo modo, as listas de transmissão proporcionam a criação do que se assemelha aos grupos no aplicativo para uso pessoal, porém, aqui as mensagens enviadas são entregues individualmente a cada um dos contatos.

 

  1. Divulgar descontos, ofertas e promoções

Em resumo, ao ter suas listas de transmissão segmentadas, trazer o público para mais perto e guiá-los em seu funil de vendas fica muito mais fácil.

Nesse sentido, aproveite para enviar mensagens de descontos, ofertas, novidades e promoções aos clientes. Mantenha-os atualizados e mostre que sua marca se importa em divulgar o que pode ser do interesse deles.

 

  1. Impulsionar vendas

No Marketing Digital, fala-se muito sobre analisar e acompanhar as métricas com o intuito de ver quais estratégias foram bem colocadas e quais precisam ser aprimoradas. Nesse sentido, no WhatsApp Business você encontrará a funcionalidade de verificar algumas estatísticas com relação às mensagens.

Por exemplo, o número de mensagens que sua conta enviou, quantas foram entregues e lidas. Por consequência, é possível organizar novas estratégias e abordagens que auxiliarão no impulsionamento das vendas.

 

  1. Apresentar seu catálogo de produtos

Por fim, se você empreende no segmento de varejo infantil, uma das formas de aumentar suas vendas pelo WhatsApp Business seria apresentando catálogos de produtos, assim, quem entrar em contato com você já terá a oportunidade de conferir outros produtos da marca.

Considerando que, hoje em dia, o desafio de ser encontrado pelo cliente na internet está cada vez maior, dada a quantidade de empreendedores investindo na criação de uma presença digital, usar todos os recursos acessíveis a você torna-se um requisito.

Após entender que as vendas pelo WhatsApp Business representam um recurso com potencial para seu micro ou pequeno negócio, vamos aprender por onde começar.

 

Vendas pelo WhatsApp Business: por onde começar?

 

  1. Instale o WhatsApp Business em seu dispositivo móvel

Antes de tudo, acesse a loja de aplicativos em seu celular (App Store, Google Play ou outro) e faça o download do WhatsApp Business em seu celular.

 

Depois da instalação, você deve passar por algumas etapas até poder utilizá-lo. Dessa forma, clique no ícone do aplicativo, depois em “Concordar e continuar” e confirme o número de telefone que você usará para receber as mensagens da empresa.

Ao clicar em “Avançar”, o WhatsApp requere que você digite um código enviado por eles. O processo é simples e intuitivo, portanto, basta seguir as instruções que o aplicativo fornece.

 

  1. Configure de acordo com sua marca

Em continuação, adicione o nome de sua marca e uma foto profissional (que pode ser o logo da empresa). É importante transmitir seriedade e profissionalismo, afinal, este será um dos canais de comunicação de sua empresa, devendo estar alinhado com todos os conceitos da marca, como sua identidade visual.

Seja como for, antes de avançar certifique-se que o nome, a foto e as demais informações estão corretas.

  1. Adicione as últimas informações

Logo após, complemente o perfil com o endereço da empresa, site, horário de funcionamento etc. Sem dúvida, essas são informações importantes e que impactarão o conhecimento que seu cliente terá acerca do trabalho prestado.

 

Posto que as questões básicas já foram preenchidas, é hora de partir para as ações que facilitarão o atendimento e as vendas pelo WhatsApp Business. Confira o exemplo de nossa empresa.

 

whatsapp business sagitta digital

 

  1. Padronize a abordagem com mensagens automáticas

Por certo, uma das funcionalidades mais interessantes do aplicativo é a de criar mensagens automáticas — em outras palavras, scripts de vendas a serem enviados de acordo com cada contato.

Só para exemplificar, imagine que um lead acompanha suas redes sociais e está interessado em um de seus produtos. Ele vê a opção de contatar a empresa através do WhatsApp e, ao entrar em contato, recebe uma mensagem de saudação direcionada especificamente aos primeiros contatos.

As mensagens automáticas funcionam assim, e você pode configurá-las para enviar mensagens rápidas, de saudação e de ausência.

 

 

  1. Crie os grupos de transmissão

Enfim, crie suas listas de transmissão com nomes que remetam ao assunto relacionado; será lá que você adicionará cada contato de acordo com seu perfil.

Ressaltando que, neste espaço, os destinatários receberão a mensagem de forma individual. Portanto, as abordagens devem ser mais generalistas, sem o nome específico de uma ou outra pessoa.

 

 

  1. Organize por etiquetas

E como identificar o segmento de cada contato para, então, poder adicioná-lo à lista de transmissão correta? Através das etiquetas. Há algumas opções padrões, conforme citamos, porém você tem a liberdade de as renomear ou criar novas.

 

  1. Adicione imagens ao seu catálogo de produtos

Em último lugar, selecione as fotos mais atraentes de seu produto e as adicione-as ao catálogo com seus respectivos nome e preço. Essa é uma ótima forma de exibir seus produtos e facilitar o atendimento aos clientes, pois eles terão a oportunidade de conferir tudo como se fosse em uma vitrine, por exemplo.

 

 

Em conclusão, a ferramenta do WhatsApp Business pode ser adotada caracterizando um ótimo recurso para suas estratégias de vendas. Concentre-se em utilizar ao máximo as funcionalidades do aplicativo que, com certeza, elas trarão impactos positivos para sua marca.

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