O que é Google Meu Negócio e por que sua empresa deve utilizá-lo
Na era do Marketing Digital, em que empresas e produtos ganham mais visualizações no mercado e chamam a atenção de consumidores principalmente através dos meios digitais, ignorar esse fato e manter seu empreendimento somente nas formas “convencionais” pode impedir muito de seu crescimento. Por isso, hoje a Sagitta Digital apresentará uma ferramenta que, por certo, muitas vezes você já se deparou ao pesquisar sobre alguma empresa no Google, mas não se atentou à importância que ela possui para a promoção do marketing ao empreendedor: o Google Meu Negócio.
No artigo de hoje, você encontrará:
- O que é Google Meu Negócio;
- Vantagens de cadastrá-lo;
- Como cadastrar-se no Google Meu Negócio; e
- Conclusão.
O que é Google Meu Negócio
Google Meu Negócio (ou, na versão em inglês, Google My Business) é uma ferramenta gratuita na qual você cadastra sua empresa para que, ao ser buscada no Google, apareçam resultados com informações específicas de seu negócio.
Por ser gratuita, a ferramenta torna-se acessível a qualquer um e é imprescindível aos empreendedores que desejam transmitir uma imagem segura aos clientes. Imagine que você está buscando por alguma empresa no Google e não encontra nada sobre ela, ou que, para ter acesso a alguma informação, precisa redirecionar-se a vários sites até descobrir o que procura. Todo esse processo irá cansá-lo e fazê-lo questionar por qual motivo tal empresa não forneceu seus dados ao Google, sendo que tantas outras o fazem, possibilitando o rápido acesso.
Abaixo, confira um exemplo de como fica a visualização ao buscar uma empresa cadastrada no Google Meu Negócio.
Com certeza você já viu informações de empresas nessa ferramenta, certo? Ainda possui dúvidas do porquê se cadastrar? Mostraremos os benefícios para que você entenda a importância disso!
Vantagens de cadastrá-lo
Através do Google Meu Negócio, não serão apenas os clientes que terão acesso a informações, sabia? Veja de quais formas a ferramenta auxiliará você na gestão de seu marketing.
- Ao acessar a Busca do Google e no Google Maps, você terá acesso aos usuários que visualizaram seu perfil e poderá interagir entrando em contato com eles.
- Poderá divulgar imagens de seus produtos e ofertas, mostrando o melhor do que seu empreendimento oferece.
- Receber avaliações e comentários de seus clientes e aumentar a credibilidade de seu empreendimento.
- Visualizar por qual meio acessam seu perfil na ferramenta, seja por meio de chamadas de telefone, visitas ao site ou solicitações de rotas no Google Maps.
- Fornecer a seus clientes mais formas de entrar em contato! No Google Meu Negócio estarão disponíveis informações como endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento.
Com todas essas vantagens, seu empreendimento será capaz de criar uma estratégia de marketing e ganhar engajamento com o Marketing Digital!
Para saber mais sobre o que é Marketing Digital e sua relação com o empreendedor, clique aqui!
Como cadastrar-se no Google Meu Negócio
Após todas essas informações, fica difícil não aderir à ferramenta! Mas, como se cadastrar no Google Meu Negócio?
Primeiro, você deverá fazer o Login com seu endereço de e-mail e senha do Gmail e buscar por sua empresa.
Após isso, preencha as informações requeridas: nome do negócio, país/região, endereço de correspondência, bairro, cidade, estado, código postal, telefone comercial, a categoria de seu empreendimento (por exemplo: padaria, salão de beleza, loja de construção etc.), o website de sua empresa e, por fim, caso não possua um local específico de atendimento e/ou faça entregas ao local de seus clientes, clique em “sim” para confirmar essa informação.
Confirme sua autorização para gerenciar a empresa e confirme o local do seu negócio. No entanto, após confirmar o local de seu negócio você só terá acesso à edição de suas informações exibidas nas buscas e mapas do Google após confirmar o código que será enviado pelo Google. Esse código será entregue via correio e levará cerca de 7 a 15 dias úteis para chegar em seu endereço.
Ao receber o código, acesse seu perfil no Google Meu Negócio e clique no botão “Confirmar agora”, seguindo os passos na carta que recebeu pelo Google e que conterá o código citado acima.
Realizando todos esses passos, usufrua seu perfil e o preencha o mais claro possível. Não deixe faltar nenhuma informação relevante: quanto mais completo, melhor!
Conclusão
Dado todo o exposto acima, espero que tenhamos mostrado a importância dessa ferramenta e o quanto o Google Meu Negócio pode influenciar nos resultados que seu empreendimento atinge. Grandes empresas já possuem seu perfil e sabem a diferença que isso faz em sua divulgação; não fique para trás e cadastre-se também. Além de ser gratuito e de fácil acesso, com certeza trará um up de visualizações e engajamento ao seu negócio!