O que é Employer Branding e como ela pode ajudar sua empresa?

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o que é employer branding

O employer branding é uma técnica importante para qualquer organização, uma vez que ela está diretamente relacionada com a reputação da companhia.

Ter colaboradores satisfeitos com o ambiente de trabalho é fundamental para tornar a equipe mais produtiva e comprometida. E é por meio dessa estratégia que sabe-se o quanto uma empresa é popular entre seus funcionários e qual sua percepção frente ao mercado.

Só que para ter bons resultados, ter consciência de como funciona e saber como fazer com que seu negócio seja mais admirado pelos colaboradores é o primeiro passo. 

Afinal, atrair e reter talentos, bem como diminuir a rotatividade de profissionais é o objetivo de qualquer corporação, que para ser competitiva, precisa conquistar seu público de dentro para fora.

Ou seja, primeiro ela conquista seus funcionários para depois pensar nos consumidores.

Isso aumenta a produtividade da equipe, mas também reduz os custos que envolvem as demissões e contratações, sem falar na capacitação dos novos colaboradores. Até que eles cheguem ao nível dos profissionais antigos, leva tempo.

Pensando nisso, vamos explicar o que é employer branding, dar alguns exemplos, além de apresentar motivos que a tornam importante. Então, se você tem dúvidas, leia este artigo até o final.   

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O que é employer branding?

A tradução mais adequada para employer branding é “marca do empregador”, e engloba um conjunto de estratégias e ferramentas com vistas a gerar uma percepção positiva da marca no mercado, mas como uma empregadora.

Estamos em um mercado muito competitivo em todos os sentidos, do qual as organizações estão investindo em maneiras de manter os melhores profissionais e, com isso, se destacar entre a concorrência.

O objetivo de uma empresa de banner informativo, por exemplo, é reforçar os seus pontos positivos como empregadora e atrair talentos para o seu quadro de funcionários.

Os atuais colaboradores passam a enxergá-la como uma ótima oportunidade para sua carreira e se empenham para manter-se nela.

Os demais profissionais veem nas vagas disponíveis uma forma de desenvolverem seu potencial e ser um profissional mais valorizado.

Como resultado, a corporação terá uma equipe de alta performance, muito mais produtiva e com as melhores condições do mercado.

A própria seleção de candidatos é simplificada, afinal, os melhores talentos passam a cobiçar uma oportunidade e os que já estão lá se empenham para se manter dentro da companhia.

Sabendo o conceito dessa estratégia, no próximo tópico, vamos apresentar de que maneira ela pode ser aplicada ao seu negócio. 

 

Exemplos de como aplicar essa estratégia

Toda empresa, como uma fabricante de crachá em branco, precisa ter cautela na hora de implementar uma nova estratégia ao seu dia a dia. Isso é ainda mais importante quando envolve pessoas.

Cada um tem sua própria maneira de absorver as novidades, mesmo que esteja há anos na mesma companhia. Para que o seu negócio seja uma marca empregadora de sucesso, é imprescindível ter um bom planejamento.

Ele garante que a estratégia seja aplicada com entusiasmo e evita que seja abandonada no meio do caminho ou se não trouxer os efeitos desejados. Por isso, confira a seguir as dicas que preparamos.

 

1. Definir os objetivos e fazer um planejamento

Toda implementação estratégica precisa começar de modo estruturado, e no caso do employer branding, a empresa precisa se reunir com seu RH em uma de suas salas para treinamento para saber exatamente onde aplicar esse investimento.

Existem vários objetivos nesse sentido, como melhorar a atração de profissionais em vagas específicas, repensar a cultura organizacional, melhorar o ambiente de trabalho, dentre outras necessidades.

Tendo em mente o objetivo, defina a equipe que vai atuar no projeto, a tática que será usada e as lideranças necessárias, delimitando bem o papel de cada um.

Não se esqueça de acompanhar o andamento do projeto, por isso, também é necessário estabelecer alguns indicadores. Definir a mensagem é essencial, assim como a linguagem que será usada.

Independentemente do mercado de atuação, o discurso deve ser claro e interagir de maneira agradável. 

A linguagem deve ser única para todos, então, as diferenças naturais relacionadas ao nível hierárquico devem ser deixadas de lado para maior engajamento e envolvimento.

Para saber como fazer um planejamento empresarial passo a passo, clique neste link.

 

2. Dar ouvidos aos colaboradores

Uma companhia que não se comunica de maneira eficaz com seus colaboradores, não faz um bom trabalho de employer branding

Por outro lado, uma de projeto de stand que saiba se comunicar consegue mais engajamento, é mais valorizada e se aprimora constantemente.

Para ter uma boa comunicação, algumas dicas são elaborar um documento sobre a cultura organizacional e o negócio, criar um guia de recrutamento, incentivar os gestores a trabalharem mais próximos do RH e expor boas práticas.

Também faz parte ouvir os profissionais, para que assim a corporação saiba como eles a enxergam e como ela faz a diferença para eles. Assim, a companhia ainda consegue criar um clima propício para que seus colaboradores se expressem.

 

3. Estabelecer os perfis adequados

Analise as necessidades da sua empresa para definir os perfis mais adequados para os cargos disponíveis, com o objetivo de elevar sua produtividade e a competitividade.

Para formar o time certo, uma fábrica de máquina de café com moeda, por exemplo, precisa definir o alvo do seu recrutamento, os conhecimentos e habilidades necessários, entre outras características.

Os colaboradores devem ser o centro das atenções, para que todos possam estar envolvidos. 

Em outras palavras, a corporação transforma seus funcionários em autores de sua própria história para contar uma ainda maior e destacar a companhia como empregadora.

A atuação dos profissionais se torna uma maneira de impulsionar a marca, aumentando o interesse dos talentos que ainda estão de fora.

Funcionários satisfeitos e que se sentem parte da organização a defendem, pois se veem como parte de algo maior, que traz benefícios financeiros e intelectuais.

Aquele vínculo tradicional e limitado por meio de um contrato de trabalho é ultrapassado, visto que o colaborador passa a se dedicar muito mais para preservar a imagem da corporação.

 

4. Investir em marketing digital

O marketing digital também pode ser muito útil para as estratégias de employer branding, assim como o marketing tradicional com a distribuição de panfleto inauguração.

Contudo, pela internet, é possível atrair novos talentos e manter a divulgação dos profissionais que já atuam com você, usando estratégias simples como:

  • Divulgar depoimentos de funcionários;
  • Atualizar as redes sociais;
  • Criar um blog corporativo;
  • Compartilhar a cultura organizacional nos canais virtuais.

Agora que você já conhece alguns exemplos de ações em employer branding, no próximo tópico, vamos mostrar os seus benefícios.

 

Benefícios do employer branding

As companhias que investem nessa ação têm acesso a uma série de benefícios, como maior retenção de talentos. Os talentos são profissionais inovadores e que fazem a diferença para a corporação.

Eles trazem soluções, são proativos e possuem conhecimento aprofundado de suas funções. Perdê-los é um grande prejuízo para a empresa, mas se ela se coloca como uma boa empregadora, dificilmente perderá os seus talentos.

Consequentemente, há uma maior redução de custos com recrutamento, afinal, se uma loja de placas informativas personalizadas consegue reter seus colaboradores, ela não precisa abrir tantos processos seletivos.

Para se ter uma ideia, de acordo com a rede social LinkedIn, organizações com marcas empregadoras fortes têm uma redução de cerca de 43% nos custos por candidato contratado.

A divulgação espontânea da marca e seu reconhecimento melhoram consideravelmente, visto que uma marca empregadora de força no mercado torna a empresa mais reconhecida, aumenta o brand awareness, aprimorando sua capacidade de atrair talentos.

Ser uma corporação onde os melhores profissionais desejam atuar, como no caso de uma empresa que produz convites personalizados, vai muito além do salário ou dos benefícios oferecidos.

Hoje em dia, as pessoas valorizam e levam em conta outros esforços. Como um ambiente agradável e estimulante, o papel da companhia na sociedade e sua responsabilidade social.

Os profissionais desejam um dia a dia desafiador e produtivo. Seu salário e os benefícios que recebe por suas tarefas são uma consequência e qualquer companhia pode pagar.

Contudo, seu conhecimento e crescimento profissional, as oportunidades e seus desenvolvimento pessoal não são situações que toda empresa consegue oferecer.

É exatamente nesse tipo de corporação que os verdadeiros talentos desejam trabalhar, uma vez que eles sabem que têm muito mais a ganhar além de sua remuneração.

Leia também: Branding para pequenas empresas: como está o seu?

 

Conclusão

Com certeza, você conhece algumas empresas que são conhecidas por serem um bom ambiente para se trabalhar. Qualquer profissional gostaria de estar em companhias assim, e um currículo que conte com a presença delas é muito mais valorizado.

Essas empresas crescem muito mais do que as outras e se destacam em seu mercado justamente pelo fato de serem uma boa marca empregadora. Agora que você leu este artigo, não perca tempo e comece a implementar o employer branding ao seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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