Inbound Marketing: o que é e como usá-lo a seu favor?

Índice de conteúdo

No meio de tantas ofertas no mundo digital, atrair e conquistar um relacionamento duradouro com o cliente pode parecer difícil.

Mas através do Marketing de Atração, também conhecido como Inbound Marketing, é possível não só atrair, mas converter e encantar clientes.

Hoje nós vamos apresentar para você o que é Inbound Marketing e como ele pode ajudar a sua empresa.

 

O que é Inbound Marketing?

 

Em primeiro lugar, precisamos informar que o Inbound Marketing busca atrair potenciais clientes e fazer a conversão através da disponibilização de conteúdo relevante a eles.

Em outras palavras, é o conjunto de estratégias que foca em atrair de forma natural o seu público por meio de conteúdos que sejam do interesse dele.

Dessa forma, podemos dizer que ele se opõe ao Marketing tradicional. O Inbound Marketing se baseia no relacionamento com o lead, não em propagandas interruptivas.

Por isso, uma das principais estratégias é o Marketing de Conteúdo. O objetivo é educar e engajar a persona do seu negócio com a disponibilização de conteúdo relevante e de qualidade.

Através dele, você adapta suas estratégias de acordo com o cenário atual do mercado, entende os hábitos de compra dos consumidores e traça planos efetivos que transformam seguidores em clientes.

Em suma, você consegue atrair as pessoas certas ao seu negócio, aumentando as chances de conversão e tráfego para seu site.

 

Baixe gratuitamente nosso ebook

Uma abordagem sobre o impacto do Coronavírus na gestão de pequenas e médias empresas

 

Como usar o Inbound Marketing a favor da sua empresa?

 

Inicialmente, é preciso saber trabalhar muito bem as quatro etapas principais do Inbound Marketing. São elas:

  •  Atrair: é o primeiro passo. Dessa forma, o trabalho se inicia criando conteúdos relevantes para os seus canais digitais. Assim, é possível fazer com que pessoas novas se tornem visitantes regulares.
  •  Converter: após a atração dos visitantes, o objetivo passa a ser transformar o máximo possível destes visitantes engajados em leads. Ou seja, encaminhá-los para a compra.

 

 

  •  Vender: nesta etapa, é avaliado quem está no estágio certo para fechar a venda. Isso exige um conhecimento maior da persona e conduzir da melhor maneira pelo funil de vendas até a conclusão da compra.
  •  Encantar: mas se engana quem pensa que o relacionamento do cliente termina com o fechamento da compra. É preciso ir além. Após a etapa comercial, inicia-se o trabalho de encantar o cliente para que ele se torne um promotor da sua marca e dessa forma atrair mais clientes para sua empresa.

Por fim, além de percorrer toda esta jornada, é necessário acompanhar as métricas. Com a mensuração dos resultados é possível saber por onde trilhar.

A partir da análise dos dados e indicadores de desempenho consegue-se tomar decisões, reduzir custos e avaliar os resultados.

Dessa forma, não acompanhar constantemente as métricas gera incertezas sobre o funcionamento das estratégias, deixando o processo mais demorado e caro.

Se você estiver pensando se é possível aplicar o Inbound Marketing no seu negócio, esteja certo que funcionará na sua empresa.

E se precisar de ajuda para atrair leads qualificados, diminuir custos na aquisição de novos clientes e ser autoridade em seu nicho de atuação, conte com a Sagitta Digital. Teremos enorme prazer em ajudá-lo nesta jornada.

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Venha decolar com a gente!

Conte para nós sobre sua empresa e as metas que pretende alcançar e te ajudaremos a traçar o plano ideal para seu negócio. 

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

pt_BRPT_BR