Por que investir em Inbound Marketing?

Uma das estratégias mais conhecidas do Marketing Digital é o Inbound Marketing (traduzido como Marketing de Atração). Talvez você já tenha escutado falar sobre esse método tão eficiente no meio digital, porém ainda não saiba o que o termo realmente significa, por que investir nele e exemplos reais de Inbound Marketing.

inbound marketing

Se você é um micro ou pequeno empreendedor, tirar alguns minutos de seu dia para ler este artigo trará benefícios para seu negócio e abrirá sua mente para uma nova forma de planejamento estratégico.

O planejamento estratégico de Marketing Digital é essencial para que sua marca cresça e ganhe visibilidade nas redes sociais, para saber mais por que o Marketing Digital é tão importante, clique neste link.

Sem mais delongas, o post de hoje explorará os tópicos abaixo.

Vamos lá?

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) consiste no modo de atrair clientes potenciais através de conteúdos que sejam do interesse deles. Com a era digital, os métodos convencionais de propaganda que conhecemos (diretos e invasivos), vêm sendo descartados.

Isso quer dizer que o público não está interessado em propagandas desse tipo e sabem como não serem incomodados durante seu período de lazer.

O Inbound Marketing surge, então, para atrair as buyer personas (perfil semificcional que representa o cliente ideal de determinada empresa) de forma que a publicidade não pareça forçada, sem impor o acesso ou a visualização de um produto que os consumidores não desejam.

Receba dicas e materiais exclusivos!

Também não gostamos de SPAM e prometemos manter o teu endereço de e-mail seguro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Para visualizar o contexto, imagine que deseja acessar uma página, mas, ao fazer isso, é redirecionado à outra, várias abas se abrem, ou diversas propagandas aparecem impedindo até mesmo uma visualização clara do que está sendo buscado. Esses são detalhes que deixam o cliente desinteressado, sem nem mesmo ver o que está sendo exibido na propaganda, pois, na maioria dos casos, ele apenas a fechará para que possa ir direto ao que lhe é de interesse.

Assim, ao achar que está ganhando credibilidade com o público, adivinhe, a realidade é outra! Afinal, hoje em dia essa estratégia de marketing já pode até ser bloqueada automaticamente através de ferramentas como o Adblock.

Em resumo, o Inbound Marketing representa o uso de estratégias que fazem o público vir até você. O interessante é que isso pode ser feito por diversos meios, como blogs, redes sociais, podcasts, vídeos, dentre outros.

Você será capaz de atrair o público devido à compatibilidade de interesses pessoais deles, e, por consequência, conhecerão sua marca e seus produtos.

Assim, o Inbound Marketing o ajudará a ganhar a confiança e uma melhor relação com o público através de conteúdos relevantes para suas necessidades.

Mas… ainda não conseguiu visualizar como fazer isso? Mostraremos a você, então!

Receba dicas e materiais exclusivos!

Também não gostamos de SPAM e prometemos manter o teu endereço de e-mail seguro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Exemplos de Inbound Marketing

Pode-se considerar como exemplos de Inbound Marketing as estratégias que visam a criação de conteúdo relevante para os possíveis clientes. Por exemplo, sua marca pode optar por:

No caso das Newsletters e/ou E-books, você pode solicitar que deixem um endereço de e-mail para receberem o conteúdo disponibilizado, dessa forma, terá acesso aos interessados e poderá enviar uma mensagem agradecendo ou perguntando o que acharam do conteúdo. Enfim, interagir de forma conveniente e simpática!

Por que investir em Inbound Marketing

De forma breve, para que seu empreendimento consiga manter-se no mercado atraindo vendas, o Inbound Marketing, juntamente com o Marketing Digital, caracterizam a solução mais atual.

Caso ainda não tenha percebido as vantagens de investir no assunto, veja a seguir.

   1. Os consumidores não aceitam mais publicidade invasiva

Certo é que não estão mais interessados naquela comunicação robótica, e, quando tiverem a chance de fechar e pular as propagandas, assim o farão. Se a publicidade utilizada por sua empresa se encaixar no método que consideram desinteressante, má notícia: o destino será o mesmo.

   2. O seu público em potencial procurará sua empresa e não o contrário

Ao oferecer conteúdos com foco nas buyer personas, você conseguirá com que sua imagem seja conhecida por gerar valores ao cliente, ou seja, uma marca que traz soluções e benefícios para o que ele procura, atingindo o público certo.

    3. Fortalecimento no relacionamento com o cliente

Através de conteúdos instrutivos, sua marca conquistará mais atratividade, tornando a comunicação entre sua empresa e o público mais consistente, pois sempre lembrarão de você em relação a determinado assunto.

     4. Economia nas operações de marketing

Por mais que muitos micro e pequenos empreendedores achem que investir em Marketing Digital é caro, foi estipulado através de pesquisas que o Inbound Marketing é 62% mais barato que o marketing tradicional, ademais, ele é capaz de proporcionar um ROI (retorno sobre investimento) médio de até 275%.

Esperamos que você também aposte nas estratégias do Inbound Marketing e veja sua empresa crescer!

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou deseje fazer algum comentário, entre em contato com a equipe da Sagitta Digital através de nossas redes sociais ou telefone (11) 94203-8803.

A Sagitta Digital é a agência de Marketing Digital de Santo André que fará a sua empresa decolar!