O impacto do Marketing Digital na visibilidade da marca de pequenas empresas

Índice de conteúdo

O impacto do Marketing Digital na visibilidade da marca de pequenas empresas

Como se sabe, o marketing busca atrair e mostrar a determinado público seus produtos, serviços ou sua marca através de um conjunto de ações estratégicas. Antes da era do Marketing Digital, estávamos acostumados a ver somente o tipo de publicidade tradicional, feita em outdoors, comerciais em emissoras de TV, rádios, entre outros: o chamado Outbound Marketing. Hoje em dia, os consumidores não estão mais interessados nesse tipo de abordagem. Seus interesses mudaram e, com isso, as estratégias de marketing para que se não perdesse vendas também. Agora, você sabe o impacto que o Marketing Digital tem na visibilidade da marca de pequenas empresas?

 

Se você é um micro ou pequeno empreendedor, sabe da importância de uma boa construção para a imagem de sua marca e já deve ter ouvido falar que, hoje em dia, para uma marca continuar a ganhar visibilidade no mercado, há a necessidade de investir no tal do Marketing Digital.

 

O Marketing Digital para pequenas e médias empresas (PME) impacta na maneira como seu público é atingido e na composição de sua marca, trazendo mais chances de manter-se em destaque. É o que deseja para seu negócio, certo?

Assim, em consideração ao exposto, hoje exploraremos os impactos do Marketing Digital em pequenas empresas.

 

Branding, e o Impacto no Marketing Digital

Branding (ou brand management) é a aplicação de técnicas de marketing com o objetivo de garantir uma identidade mais conhecida, positiva e consistente de sua marca. Isto é, a gestão de marca deve garantir que os propósitos, os valores, o posicionamento e a identidade da organização sejam transmitidos igualmente em todas as suas campanhas.

Em outras palavras, o Branding é a gestão de marca que fará, através de estratégias, a identidade de sua empresa manter-se coerente nas diferentes ações tomadas, deixando uma imagem sólida ao público, para que, ao verem ou ouvirem sobre a marca, possam ser remetidos ao que a empresa considera que a define.

Vale ressaltar que, ao aplicar as estratégias de Marketing Digital, muitas empresas fazem uso de diferentes formas de interação com o público, com o pressuposto de que cada uma se alinha melhor em determinado meio. No entanto, tal prática pode tornar os posicionamentos da marca inconsistentes. É importante reconhecer a buyer persona de seu negócio para direcionar seus conteúdos de acordo com o que mais trará resultados, porém, isso não significa posicionar-se de uma maneira em uma rede social e de outra em outra rede, pois diferentes posicionamentos não farão você ser reconhecido instantaneamente.

Portanto, uma boa gestão de marca garante que sua empresa sempre manterá a mesma imagem, identificação e posicionamento, independente da rede social, mudando apenas a forma de abordagem ao que remete às questões técnicas das redes, por exemplo: publicações mais longas no Facebook e menores no Twitter, mas falando “a mesma língua”, a fim de evitar interpretações equivocadas ou confusões sobre sua marca.

 

A gestão de sua marca

Primeiramente, a gestão da marca de sua pequena ou média empresa deve ter bem definidas as principais qualidades e benefícios oferecidos ao consumidor. É fundamental ter em mente que, em meio ao mercado competitivo, diferentes recursos vêm e vão para atrair a atenção do público e, como muitos passam seu tempo livre conectados, oferecer algo novo, exclusivo, através de estratégias do Marketing Digital pode ser o que trará à sua marca um diferencial.

Assim, o relacionamento entre vendedor e cliente deve estabelecer-se de maneira a qual o público enxergue o porquê escolher sua marca e seus produtos seria a melhor opção, isto é, quais os valores e benefícios que seriam agregados em seu dia a dia. Além disso, lembre-se de reforçar as qualidades que deseja destacar, pois, dependendo do tipo de público que possui e do ramo em que atua, definirá o que é primordial para seu crescimento, como inovação, organização, bom atendimento, etc.

Por fim, tomar essas medidas garantirá o interesse de seu público-alvo, pois cada nicho do mercado sabe as características que mais prezam ao fecharem negócio com outras.

 

Impactos do Marketing Digital em pequenas empresas

1.    Identidade

Conforme abordado, a identidade da marca possui um peso essencial para a gestão de seu marketing, afinal, ela remete ao que está sendo comercializado.

Com o Marketing Digital, é possível destacar os valores atrativos de sua empresa e/ou de seus produtos. Da mesma forma, através da elaboração criativa de um slogan e do design de um logo, será muito mais fácil consolidar uma identidade visual que fique presente na memória do público.

Investir nesse processo de criação é fundamental para que sua personalidade online seja construída. Por isso, use as estratégias de marketing para selecionar o estilo de sua marca, a paleta de cores, a tipografia e as fontes utilizadas, bem como a iconografia, o posicionamento e tamanho do logo. Sem dúvida, esse estágio incentivará o engajamento da identidade da marca e o interesse de interação nos canais digitais.

 

2.    Posicionamento

Da mesma forma que a a identidade, o posicionamento da empresa deve ser bem definido e transparente. Hoje em dia os consumidores cobram uma colocação acerca de determinados assuntos e, caso o posicionamento que diz possuir não condiga com os discursos publicados nas redes sociais, seus valores podem ser questionados e viralizar em questão de segundos. Portanto, use as estratégias do Marketing Digital para promover as questões que apoia e criar a credibilidade da marca!

 

3.    Visibilidade

Em princípio, a visibilidade que sua marca receberá irá depender dos canais que a empresa disponibiliza para o acesso e a interação com o público, como sites, e-mails, mídias sociais, etc. Assim, o planejamento estratégico de marketing trará soluções e técnicas para que esses meios ajudem na fidelização de clientes e na captação de novos leads.

Além disso, com o Marketing Digital é possível calcular e analisar a interação do público com a marca, como a quantidade de acessos, conversas nas redes sociais, menções na web, dentre outros pontos que auxiliarão sua empresa a identificar seus alcances.

Da mesma forma, nos meios digitais é possível calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI). Assim, os investimentos serão melhor direcionados e o gastos desnecessários minimizados, pois manter uma presença digital é considerada uma alternativa de baixo custo em comparação com os meios tradicionais de publicidade.

 

Conclusão

Em conclusão, a utilização de estratégias do Marketing Digital ajudará no fortalecimento da identidade da marca, e consequentemente ajudará a consolidar um posicionamento e trará mais visibilidade, o que é a chave para continuar no mercado, trazendo um impacto do Marketing Digital positivo. Ademais, por ser um investimento que traz resultados mais assertivos a custos mais baixos, tanto as empresas de pequeno e médio porte, quanto as grandes garantem possibilidades de negócios.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Não deixe de entrar em contato com a equipe da Sagitta Digital através de nossas redes sociais ou do telefone (11) 94203-8803.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Pronto para criar uma estratégia personalizada para alcançar as metas do seu negócio?

Conte-nos mais sobre sua empresa e seus objetivos de negócio que nós o ajudaremos a traçar a estratégia ideal para alcançá-los.

Inbound Marketing