Microsoft Project no gerenciamento de projetos: como usar?
Costumo dizer que gerenciar projetos é uma arte. Para que tudo ocorra bem, é necessário seguir etapas bem específicas. O primeiro passo é entender que tudo o que acontece nesse processo, da ideia inicial à entrega, faz parte do projeto. O gestor, então, é um integrador, que observa cada detalhe e garante que todas as tarefas sejam executadas.
O que é projeto?
De acordo com a definição do PMI (Project Management Institute), projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado específico. A gestão de projetos ajuda a prever e controlar os empenhos para criá-lo. Em outras palavras, o gerenciamento dá apoio à execução do projeto para garantir seu sucesso.
Uma das ferramentas mais procuradas atualmente para gestão de projetos é o Microsoft Project. Todo o cenário econômico global tem levado profissionais das mais variadas áreas a se interessarem por ela, já que é capaz de fornecer essas e outras respostas para questões específicas que surgirão no decorrer do trabalho.
O que é gerenciamento de projetos
De uma forma mais abrangente é aplicar uma série de habilidades, práticas e conhecimentos que irão ajudar na condução de um projeto, para que ele seja realizado de maneira eficaz. Em outras palavras, é aplicar de forma adequada as competências que irão ajudá-lo a realizar um projeto. Seja ele qual for.
Microsoft Project, o que é?
Ferramenta utilizada para o gerenciamento de projetos, podemos utilizá-la para planejar, programar, organizar, controlar e representar graficamente as informações sobre seus projetos.
Recursos proporcionados pelo Project:
- Gestão das tarefas;
- Gestão dos Recursos do Projeto;
- Acompanhamento de prazos de execução das Tarefas;
- Acompanhamento de custos por Recurso e Tarefa;
- Acompanhamento do orçamento (Linha Base) do Projeto;
- Relatórios gerenciais de diversos tipos.
Como se deve utilizar de forma correta o MS Project na gestão de projetos?
Com interface amigável, o MS Project se tornou muito popular, principalmente, pela flexibilidade de adaptação aos mais variados cenários de projeto. Atualmente é uma das ferramentas mais usadas por escritórios de projetos, graças a sua praticidade de integração com diversas tecnologias.
Para ser considerado um projeto, um trabalho deve ter um planejamento. Isso não implica, porém, planos complexos com dezenas de páginas: ele deve mostrar, essencialmente, as atividades que devem ser executadas, independentemente de quem vai fazê-las.E é exatamente aí que o MS Project pode ajudar. Usada no gerenciamento de projetos, a ferramenta permite programar todas as atividades, com definição do tempo, dos recursos humanos e materiais, bem como dos custos e das variáveis de cada uma.
Conclusão
O grande benefício é reunir em uma única ferramenta todos os aspectos do projeto. Eles ainda podem ser demonstrados em relatórios detalhados, gráficos e planilhas práticas, com as informações necessárias para a orientação da equipe e a tomada de decisões antes que desvios ocorram.
Então, gostou do texto? Para ficar por dentro dos nossos artigos, curta a nossa página no Facebook, e também no LinkedIn