Marketing Sazonal: como aproveitar as etapas do ano para vender mais

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Marketing sazonal é uma das maneiras mais inteligentes de potencializar a venda de produtos ao mesmo tempo que foca na fidelização de clientes e na maior produção interna, liberando estoques parados e aumentando a capacidade de venda de uma empresa.

De forma estratégica e bem organizada, muitos negócios, como uma empresa terceirizada de motoboy, podem aumentar o alcance de seus serviços aos públicos certos, além de entrar na cultura de uma localidade por meio das ofertas e promoções especiais.

Veja ao longo do artigo abaixo de que maneira empresas estão potencializando suas equipes para que datas sazonais sejam o foco de suas vendas. Auxiliando financeiramente e na construção da popularidade e da autoridade de alguns negócios.

 

O que é marketing sazonal?

Marketing sazonal é uma estratégia de venda focada especialmente em uma época do ano, onde a empresa aproveita uma data em que as compras geralmente aumentam para potencializar a venda de seus produtos e serviços, de forma unitária.

As principais épocas ou datas importantes são as mais conhecidas no país por parte do mercado. É o momento certo em que grande parte das pessoas vai efetuar uma compra, tais como:

  • Dia das Mães;
  • Dia das Mulheres;
  • Dia das Crianças;
  • Dia dos Namorados;
  • Natal.

Podemos entender que essa forma de venda, além de preferir determinadas datas para fazer campanhas onde produtos específicos sejam mais oferecidos, também tem o entendimento sobre aqueles produtos que estão parados no estoque.

Por exemplo, uma empresa de reformas de casas tem tido um forte aumento nas vendas de telhas, algo que não foi visto em tijolos.

Para isso, ela oferece uma potencialização dessas vendas em períodos sazonais para focar na diminuição desse produto do estoque.

Além disso, muitas empresas aproveitam datas específicas para criar ligações interessantes entre seus produtos e serviços, utilizando um dia importante para o comércio como uma forma de ligação com aquilo que vendem, deixando então sua marca no mercado.

Esse é o caso de empresas que passam a fazer vendas e promover promoções tradicionais em datas específicas, como Dia das Mães e Dia das Mulheres, onde o foco são produtos e serviços que atendem especialmente as mulheres, grande público consumidor.

 

Quais são seus benefícios para as empresas?

De uma forma bem elaborada, com estratégias bem definidas pelos tomadores de decisões das empresas, é possível transformar uma campanha de marketing sazonal em uma forma de potencializar as produções de uma empresa, aumentando o caixa fortemente.

Podemos entender que sempre que um produto ou serviço é altamente procurado pelo público, ele passa a ser mais produzido ou oferecido por profissionais e até mesmo fábricas, impulsionando toda a cadeia de produção que leva o produto ao consumidor.

Essa também é uma grande chance para que empresas trabalhem a fidelidade de seus clientes, visto que com a época sazonal geralmente as empresas oferecem opções de compra mais facilitadas, além de ofertas praticamente imperdíveis para esses clientes.

Por exemplo, uma gráfica que oferece como produto principal flyer digital, pode oferecer um grande desconto para instituições de ensino na época de volta às aulas, fazendo com que esses clientes além de aproveitarem os serviços, virem consumidores fiéis do negócio.

Como aplicar essa estratégia

Veja abaixo as melhores maneiras de colocar em prática o marketing sazonal, entendendo tudo o que deve ser visto como prioridade para as empresas antes mesmo de uma campanha ganhar as comunicações e chegar ao público-alvo.

 

1. Planejar as datas

Em primeiro lugar, escolha bem as datas que você vai achar importante trabalhar um marketing sazonal, ainda que em sua concepção todas sejam interessantes. 

A dica é saber aquele momento que mais se adequa aos produtos ou serviços que você oferece.

Por exemplo, se sua empresa é uma fornecedora de kit café da manhã, é importante escolher datas importantes em que as pessoas fazem questão de presentear mulheres, como no Dia das Mães, Dia da Mulher e até mesmo no Dia dos Namorados.

É importante ter bem definida a data que será o foco da sua campanha, visto que é necessário preparar com antecedência tudo o que será utilizado, como materiais gráficos para divulgação, até mesmo um banner com todas as informações dentro da sua loja.

Além disso, com esse adiantamento, é possível traçar as melhores preparações, tanto financeiras quanto de pessoal. Verificando, por exemplo, quantos funcionários estarão envolvidos no dia das vendas, que geralmente costumam durar mais tempo.

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2. Definir as estratégias

A definição de estratégias é um ponto vital dentro do marketing sazonal, visto que é por meio dessa concepção que surgem as formas como a equipe vai trabalhar para que as vendas ocorram de forma satisfatória, e a data não seja usada em vão.

Em casos de empresas com filiais em uma cidade, como uma loja que vende fantasia de carnaval infantil criativa, é importante colocar alinhado o preço, a disponibilidade de itens, e outras questões, como descontos máximos e possíveis brindes que os clientes ganham.

Por outro lado, alinhar exatamente quais serão as formas de venda em uma loja física também sai como uma grande vantagem para aquelas empresas que possuem e-commerces. Visto que por lá o estilo de venda deve ser diferenciado.

Dentro disso, é importante traçar metas de vendas para ambos os lugares. Por exemplo, colocar estratégias de vendas que viabilizem uma maior compra pela internet, trazendo as pessoas e outros conhecidos para lojas físicas por meio de um desconto inédito.

 

3. Produza uma campanha atraente

Nas campanhas sazonais, sejam em meios de comunicação ou dentro da própria loja física, é importante trabalhar uma linguagem que seja atrativa e diferenciada, algo que quase sempre se destaca em tempos sazonais, como Dia das Mães e Dia das Mulheres.

Por exemplo, para um salão que está oferecendo uma grande promoção de progressiva orgânica no Dia da Mulher consiga alcançar grandes vendas, muitas vezes é preciso colocar como principal artifício a criatividade em uma forma de divulgação.

Além disso, é importante salientar que dependendo do produto que está sendo ofertado, grande parte da concorrência pode estar trabalhando nas mesmas formas de comunicação. E, por isso, a diferenciação nesse momento é essencial para atingir o sucesso.

Se possível, foque antecipadamente em destacar os melhores materiais de divulgação, trabalhando com equipes que estejam desde antes pensando nas melhores frases de efeito, nas maneiras de divulgar seu produto na cidade, dentre outras questões.

 

4. Envolva a empresa na campanha

É de máxima importância que os colaboradores da sua empresa estejam amplamente envolvidos nas campanhas que servirão como destaque de produtos e serviços em um período sazonal. Visto que eles serão os principais atuantes nas vendas futuras.

Além de envolvê-los nas formas como estão sendo comunicados os produtos, como no caso de uma empresa vendedora de brinquedo estimulação sensorial, é importante fazer com que todos eles tenham uma maneira específica de vender, como estratégias.

Dessa forma, além de todos manterem uma unidade e trabalharem as melhores maneiras de fazerem com que um cliente se interesse por aquele produto. É preciso que eles foquem estritamente em falar e sentir exatamente o que aquele período traz de interessante.

Por exemplo, no Dia das Crianças, é preciso que cada um dos vendedores entenda a importância de presentear crianças e o quanto os pais muitas vezes se esforçam para isso, oferecendo as melhores vantagens que trarão a satisfação para quem faz a compra.

Confira 5 Dicas para aumentar as vendas de produtos infantis.

5. Divulgue bem nos lugares certos

Uma boa campanha sazonal, ainda que tenha produtos essenciais, como notebook para escritório, só funciona com um bom planejamento de divulgação nos lugares certos, entendendo exatamente onde o público está e de que forma ele deseja as informações.

Por exemplo, uma loja de doces para aniversários quase sempre tem como clientes mulheres de mais idade, mães, que quase sempre contratam esses serviços para comemorações em casa e na escola de seus filhos, e que costumam estar na internet.

Por isso, é essencial que uma empresa saiba não apenas falar com essa consumidora específica, cheia de preferências e potencialidades de compra, mas que também saiba destacar as comunicações para essas clientes no local onde elas mais frequentam.

Não esqueça de deixar o planejamento de divulgação de sua campanha pronto com antecedência, conversando ainda com as equipes de comunicação da sua empresa para pensar nos melhores conteúdos que devem ser postados neste período de vendas.

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Considerações finais

Se bem utilizado, o marketing sazonal é uma forte ferramenta para o aumento das vendas e da produtividade de uma empresa. Auxiliando na criação de uma forte autoridade e reconhecimento do mercado e dos consumidores de um modo geral.

Por isso, empresas que pensam estrategicamente e escolhem as datas certas para focar suas vendas de produtos e serviços saem à frente e alcançam os melhores resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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