Identidade Visual em Santo André

Índice de conteúdo

“A princípio, a identidade visual é capaz de tornar sua marca memorável ao público desde a primeira impressão. Portanto, podemos dizer que há uma grande responsabilidade envolvida no processo de criação dela. Nesse sentido, partindo do logotipo como parâmetro (mas sem se limitar a ele), são os elementos visuais que construirão o símbolo principal e a representação de todo um propósito. Seja como for, se você é empreendedor, podemos te ajudar com a criação de sua identidade visual em Santo André.” 

identidade visual em Santo André

Sabe aquele sentimento de conhecer uma marca tão bem a ponto de reconhecê-la através da tipografia usada, das cores ou do slogan? Em outras palavras, é a identidade visual que viabiliza isso. Da mesma forma, gera-se a sensação de pertencimento e conexão com a marca. Afinal, é como se ela compusesse as características individuais de uma pessoa. Já parou para pensar desse modo?

A princípio, a identidade visual é capaz de tornar sua marca memorável ao público desde a primeira impressão. Portanto, podemos dizer que há uma grande responsabilidade envolvida no processo de criação dela. Nesse sentido, partindo do logotipo como parâmetro (mas sem se limitar a ele), são os elementos visuais que construirão o símbolo principal e a representação de todo um propósito. Seja como for, se você é empreendedor, podemos te ajudar com a criação de sua identidade visual em Santo André.

Assim, neste artigo você verá:

  • O que é uma identidade visual;
  • Como utilizar sua identidade visual;
  • A criação de identidade visual em Santo André.

Boa leitura!

Receba dicas e materiais exclusivos!

Também não gostamos de SPAM e prometemos manter o teu endereço de e-mail seguro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

O que é uma identidade visual?

Primeiramente, para facilitar a compreensão desse termo tão utilizado durante a criação de marcas, veremos o significado de “identidade” em si.

De acordo com o Dicionário Online de Português, “identidade” remete ao “conjunto das qualidades e das características particulares de uma pessoa que torna possível sua identificação ou reconhecimento”. Do mesmo modo, a “identidade visual” é o conjunto de características que trazem tal efeito à sua marca, mas através de elementos visuais.

Ou seja, tratam-se das cores, formatos, tipografia, slogan, logo etc. E, por caracterizar a forma como o público o verá, uma identidade visual precisa ser homogênea, clara e flexível.

Como assim? Bem, a homogeneidade e a clareza auxiliam a desenvolver o sentimento de pertencimento citado acima, bem como a gravar sua imagem de forma rápida na mente das pessoas. Por outro lado, a flexibilidade é o que permite que não seja preciso mudar de logo de tempos em tempos.

Isto é, cria-se uma imagem atemporal, que comunique a mensagem da marca independentemente da época. Afinal, as coisas estão mudando cada vez mais rápido devido à tecnologia e, da mesma forma, o perfil do consumidor. Como resultado, investir no trabalho de um profissional fará com que essa questão seja considerada através de um olhar estratégico.

Como utilizar sua identidade visual?

De antemão, está claro que cada empresa possui necessidades diferentes e, portanto, os métodos para propagar serviços e produtos serão diferentes. Inclusive, no Marketing Digital há inúmeras formas de apresentar um negócio ao público.

É juntamente com o Branding que definimos quais estratégias utilizar para veicular uma marca. Ou seja, é ele quem dita os conceitos da marca e define como isso será colocado em prática nos conteúdos visuais. Dessa forma, sem um Branding definido, fica impossível criar uma identidade visual eficiente.

Nesse sentido, recomendamos a leitura de: “O Impacto do Branding para pequenas e microempresas“.

Em continuação, é preciso definir um planejamento que estabeleça em quais meios de divulgação sua identidade visual aparecerá. Confira abaixo algumas das opções.

Estratégias de Marketing Digital

identidade visual em Santo André

Ao passo que criar uma presença online tornou-se essencial para os empreendimentos, empregar sua identidade visual em comunicações eletrônicas também.

Acima de tudo, os recursos visuais são capazes de encantar a sua persona e demostrar profissionalismo e seriedade por parte da empresa. Assim, é comum encontrá-los em estratégias de Marketing Digital, como:

  • E-books;
  • Landing Pages;
  • Websites;
  • Blogs;
  • Publicações nas redes sociais;
  • E-mails marketing e assinaturas.

Os e-books são um ótimo jeito de engajar sua persona e, ao mesmo tempo, salientar sua identidade visual. Da mesma forma, já falamos por que ter um blog ajuda no crescimento de pequenas empresas e, sem dúvida, é primordial que o aspecto visual dele converse com todos os outros da marca.

Materiais Impressos

identidade visual em Santo André

Por outro lado, se você possui um estabelecimento físico, criar um uniforme para os funcionários da empresa ou, caso faça o envio de produtos, utilizar uma embalagem com seu logo são alternativas interessantes. Não apenas, como também sua identidade visual pode ser disposta em:

  • Cartões de visita;
  • Papéis timbrados;
  • Envelopes;
  • Uniformes da empresa;
  • Produtos e embalagens;
  • Apresentações corporativas.

Enfim, agora que já sabe o que “identidade visual” significa e onde pode utilizá-la, veja como concretizar tudo isso.

A criação de identidade visual em Santo André

Nesse meio tempo, criar uma identidade visual tornou-se responsável por pensar na experiência do cliente, enquanto considera o potencial do negócio. Isto é, não basta só criar um logo e colocá-lo em todo material da empresa. A criação de uma identidade visual também leva em conta de que forma isso agradará o cliente, chamará a atenção e transmitirá a missão da marca.

Confira alguns erros ao criar sua identidade visual sozinho neste link.

Logo, por onde começar?

  • Brainstorm

Antes de tudo, precisamos do máximo de informação, pois cada detalhe pode ser útil. Com essa finalidade, faz-se uma pesquisa aprofundada acerca do que a marca deseja transmitir, seu ramo de atuação, sua história, persona, dentre outros. Durante essa reunião de brainstorm ideias, sugestões e possíveis caminhos são anotados.

Seja como for, a equipe de criação avaliará cada caminho sugerido e de que forma isso impactará a marca e o público. É nessa etapa, também, que mesmo as ideias mais ousadas são aceitas. Afinal, você deseja construir uma imagem única no mercado e, portanto, inovar é necessário.

  • Logotipo e Identidade Visual

Concluída a etapa anterior, o que foi decidido é enviado para uma equipe de design preparada. Basicamente, é aqui onde as ideias são transpostas para os elementos visuais e sua identidade visual toma forma. Ou seja, cria-se o logotipo e determina-se a tipografia e as cores utilizadas.

Sob o mesmo ponto de vista, vale destacar que as cores são muito importantes para o resultado. É preciso ir além do sentimento que achamos que elas trarão; entender a relação entre o contexto da marca, aspectos técnicos, culturais e o público.

  • Manual de Utilização da Marca

Após tudo isso, indica-se a elaboração de um manual de utilização da marca. Dessa forma, você poderá padronizar sua identidade visual e ter um guia definitivo para seu próprio negócio.

Em resumo, é através desse manual que você saberá em quais situações utilizar o logo, as cores, fontes e demais aspectos visuais.

Por fim, a Sagitta Digital tem experiência na criação de identidade visual em Santo André e reconhece o cuidado especial que essa etapa requer. Igualmente, para que uma marca seja bem posicionada no mercado, acreditamos que um design estratégico é a melhor opção.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Pronto para criar uma estratégia personalizada para alcançar as metas do seu negócio?

Conte-nos mais sobre sua empresa e seus objetivos de negócio que nós o ajudaremos a traçar a estratégia ideal para alcançá-los.