Como saber em qual rede social você deve focar para o seu negócio?

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importância das redes sociais

Muitas empresas procuram por dicas de SEO e volta e meia se deparam com conteúdos que falam sobre o papel e a importância das redes sociais para suas ações de marketing.

As redes sociais vieram para ficar. Se antes o seu papel era meramente manter as pessoas em contato umas com outras, tomaram outras proporções e hoje elas não podem ser descartadas das ações de marketing.

Elas ditam comportamentos e influenciam nas decisões dos usuários. E se uma marca não tem pelo menos um perfil nas redes sociais, os consumidores chegam a desconfiar de sua idoneidade.

Assim como ter um site institucional, estar nessas plataformas é importante para poder se comunicar e interagir com o público-alvo, divulgar a marca, seus produtos e serviços, e também para compartilhar publicações da empresa em outros canais.

Se você compartilha no Facebook o link de um conteúdo do seu blog, consegue conquistar tráfego orgânico, o que é muito bom para suas ações em SEO.

Além disso, as redes sociais são ótimas para aprimorar o atendimento ao cliente. Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância delas para o marketing digital, quais são as principais e seus benefícios.

 

Importância das redes sociais para o marketing digital

É difícil encontrar uma marca que não invista em pelo menos uma estratégia na internet, e isso acontece porque a web se tornou o principal canal de comunicação no mundo todo.

Só que, nos últimos anos, as redes sociais foram os canais que mais se destacaram, sendo espaço para todo tipo de empresa, como uma gráfica que foca em banner informativo, por exemplo.    

Plataformas como o Facebook e o Instagram obtiveram lucros que ultrapassam bilhões de reais, apenas com ações e campanhas de marcas.

Ao mesmo tempo, as estratégias de marketing digital veiculadas por meio dessas redes são muito mais baratas e com um elevado potencial para os resultados.

Isso acontece porque elas contam com bilhões de usuários no mundo todo, que se conectam a elas diariamente. Dessa forma, a empresa consegue aumentar a sua visibilidade.

Pensando por esse lado, conseguimos começar a entender a importância das redes sociais para o marketing digital

Ao contrário, por exemplo, do e-mail, essas plataformas são visitadas todos os dias e em muitos casos, várias vezes ao dia.

Portanto, os resultados de uma marca são influenciados, pois também é uma forma que elas têm de encontrar o seu público-alvo e aumentar as taxas de conversão.

 

Principais e mais usadas

Agora que você já sabe qual a importância das redes sociais para o marketing digital, vamos falar um pouco sobre as principais e mais usadas, que são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • YouTube.

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo e já conta com 2 bilhões de perfis ativos. 

Destes, 100 milhões são de perfis brasileiros, ou seja, qualquer empresa, como as que alugam salas para treinamento, consegue encontrar seu público-alvo nele.

Por meio dele, é possível divulgar diferentes tipos de publicação, como imagens, vídeos e textos, o que abre o leque de possibilidades para a marca.

Também é possível criar campanhas e anúncios, de forma direcionada, o que aumenta o alcance da marca. Por isso, o Facebook é considerado a rede social mais importante para o marketing digital.

Por meio dele, a marca consegue atrair novos consumidores, aproveitar oportunidades e ainda aprimorar o seu atendimento ao cliente.

Também é um excelente canal para divulgar conteúdos de valor que sua empresa publica no site ou blog, o que melhora suas estratégias de SEO e a autoridade da marca.

 

Instagram

O Instagram, por sua vez, é a segunda maior rede social e continua crescendo diariamente. Trata-se de uma rede social de cunho visual, onde os usuários podem ver vídeos e fotografias.

As produtoras de evento em Curitiba, por exemplo, podem aproveitar essa plataforma para compartilhar os bastidores dos eventos.

Para ter um perfil de destaque, é interessante investir em equipamentos de alta qualidade, para que com isso seja possível criar materiais que chamem a atenção do público.

As imagens são formatos de conteúdos que mais atraem as pessoas, por isso, é a oportunidade perfeita para o seu negócio mostrar as soluções que vende.

 

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada ao mundo corporativo, que pode ajudar uma empresa a encontrar leads qualificados.

É especialmente vantajoso para as empresas B2B, visto que por meio dele elas podem se comunicar com gestores e tomadores de decisão.

Também é um excelente canal para publicar conteúdos relevantes, que ajudam a construir o perfil da marca em seu mercado, fortalecendo-a.

 

YouTube

O YouTube não é bem uma rede social, mas é a plataforma de vídeos mais utilizada no mundo inteiro. 

Trata-se de um excelente meio para publicar conteúdos relevantes em formato de vídeo e ainda promover outras ações como webinars e lives.

Muitas marcas, como empresas que elaboram plano diretor estratégico ilustrado, utilizam o YouTube porque sabem que ele também é o segundo maior site de buscas, ficando atrás apenas do Google.

Contudo, o uso eficaz desta plataforma depende muito da qualidade dos materiais postados e de que forma a empresa faz uso dele.

 

Benefícios das redes sociais

Não é difícil entender de que maneira as marcas se beneficiam das redes sociais quando observamos o uso intenso desses sites por parte de pessoas do mundo todo.

Uma das maiores vantagens é o aumento do tráfego orgânico no site da corporação. 

Ele é importante para gerar vendas e informar o público-alvo sobre as características da própria empresa, mas para funcionar, ele precisa de tráfego.

As redes sociais podem servir de porta de entrada para o seu domínio porque é possível compartilhar links que direcionem os usuários a ele.

Isso é importante porque quanto maior o tráfego no site for, melhor posicionado nos resultados de pesquisa ele estará e mais oportunidades de venda chegará para a companhia.

Portanto, se alguém pesquisar sobre locação de espaço comercial, vai encontrar entre as primeiras posições nos resultados, os sites das imobiliárias que usam as redes sociais para compartilhar seus conteúdos.

Também é uma forma de impactar o seu público, visto que essas plataformas permitem apresentar a marca e suas soluções de diferentes maneiras.

Isso porque cada mídia tem foco em determinado formato, o que permite à empresa escolher aquele que mais agrada o seu público-alvo.

É possível publicar texto, vídeos, imagens, áudios, anúncios dentre outras possibilidades que chamam a atenção das pessoas.

Portanto, cada publicação que uma empresa de reforma comercial fizer, é mais uma oportunidade de interação com sua audiência.

Ao publicar conteúdo de valor nas redes sociais, uma marca consegue construir sua autoridade. Pode ser um vídeo no YouTube ou um infográfico no Facebook, todas estas são maneiras de levar materiais relevantes.

Dessa forma, a organização consegue mostrar que entende do assunto e até mesmo estabelecer um relacionamento com seus seguidores.

Isso é muito importante para atrair e fidelizar clientes, tendo como vantagem a facilidade de interação que essas plataformas apresentam.

Veja neste link como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais.

Sendo assim, o ambiente ideal para publicar conteúdos, interagir, responder comentários, esclarecer dúvidas e aprimorar o atendimento ao cliente. Em outras palavras, a marca estará mais presente no dia a dia do consumidor.

Além disso, uma assistência técnica desktop, por exemplo, conseguirá entender com mais clareza quais são os hábitos e opiniões de seus clientes, o que pode ser usado a favor de muitas outras estratégias.

O aumento de autoridade provocado pelas redes sociais fará com que o seu negócio seja sempre lembrado quando alguém precisar das soluções que você vende.

Além de serem excelentes canais para divulgar conteúdos, as redes sociais também são ótimas para divulgar a marca.

Por meio da criação de anúncios, é possível levar o nome da empresa para um número maior de pessoas, que nem mesmo sabiam que ela existia.

Ademais, um fornecedor de refeições coletivas, por exemplo, também fará uso de um canal que permite mensurar seus resultados. Com isso, ele consegue encontrar falhas em estratégias por meio dessas plataformas.

Nas quais tudo pode ser melhorado e até mesmo excluir aquilo que não traz resultado, assim, a companhia destina os seus investimentos em ações que dão certo pelas redes sociais, alcançando seus resultados de um jeito muito mais rápido.

 

Conclusão

As redes sociais fazem parte da vida das pessoas, e por isso são parte do dia a dia das empresas também. É a melhor forma de conhecer o seu público e de promover sua marca, produtos e serviços.

Tudo isso feito por meio de sites simples, fáceis de usar e com estratégias muito mais baratas e inteligentes do que muitos outros canais.   

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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