Como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais

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Como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais

 

Com a era digital, estabelecer uma imagem pública nas redes sociais é imprescindível para o engajamento de seu negócio e de suas vendas, seja você um grande ou pequeno empreendedor. O uso das redes sociais ajudará grandemente em seu crescimento, porém, se feito sem uma estratégia de marketing, os resultados poderão não ser os esperados, frustrando toda uma equipe.

Por isso, é importante estar ligado na melhor maneira de chamar a atenção de seu público. Continue a leitura e descubra como!

 

Falta de planejamento estratégico inicial

Como citado acima, uma das causas principais de sua imagem nas redes sociais não repercutir da maneira esperada se deve à falta de planejamento estratégico de marketing. O que isso significa? Significa que, antes de criar um perfil em todas as redes sociais e começar a divulgar seus produtos, deve haver uma estratégia para que alguns pontos essenciais sejam estabelecidos, como qual o público-alvo e por qual tipo de conteúdo eles se interessam.

Uma das ferramentas que auxiliará na organização de seu planejamento é o Google Sheets. Lá, você poderá elaborar uma planilha com as datas e os temas de publicação em suas redes sociais, por exemplo, permitindo, ainda, o acesso à tabela e a opção de alterações online para os membros de sua equipe.

Considerando a importância de uma estratégia de marketing bem estabelecida, separamos algumas dicas para você seguir e complementar a sua!

 

Crie uma página nas redes sociais

Esse é o momento de “colocar a mão na massa” e iniciar criando uma página em cada rede social que julgar mais apropriada para o público que deseja atingir. No Facebook, por exemplo, costuma-se escrever conteúdos mais extensos, enquanto no Twitter as postagens são mais curtas e objetivas. O público de cada tipo de canal de comunicação aguarda de maneiras diferentes como as novidades chegarão a eles. Tenha em mente que cada um possui suas próprias tarefas diárias e que o tempo que passarão nas redes sociais será utilizado naquilo que mais chamar sua atenção, naquilo que não os fará “perder tempo”. No caso da publicação de vídeos, se optar por vídeos menores, poderá publicá-los no Instagram ou no Facebook, caso prefira vídeos de maior duração, a plataforma do YouTube seria a mais indicada.

Hoje em dia há uma diversidade de opções para chamadas do público online, basta saber em quais investir!

 

O conteúdo certo para cada rede social

Agora que já está ciente de que cada rede social possui seu próprio sistema de uso e suas particularidades sociais, analise qual tipo de abordagem mais chama a atenção de seu público-alvo. Para isso, terá que diversificar seus métodos e observar quais deles alcançam mais curtidas e engajamento nas postagens. Aproveite e abuse da interação! Faça enquetes e abra discussões perguntando quais assuntos desejam ver em seus posts. Não seja apenas um ofertador, traga conteúdos informativos e criativos também, analisando os resultados que trazem para seu empreendimento em cada rede social.

 

Interaja com o público e responda comentários

Após criar seu perfil nas redes sociais é importante manter uma rotina de publicações (daí aparece a o planejamento estratégico!). Porém, tome cuidado para que seu planejamento não seja baseado somente em ofertar produtos, isso não agregará sua marca nem impulsionará sua credibilidade com os clientes. Interaja nas postagens, responda aos comentários e agradeça pelos feedbacks, demonstrando que se preocupa com a forma como seu empreendimento repercute na vida de seus clientes e seu interesse em ouvi-los. Crie uma relação positiva entre você e o público!

 

Compartilhe o que dizem a seu respeito

Importante para consolidar a credibilidade que possui, compartilhar os posts de clientes satisfeitos com seu trabalho através das redes sociais impactará na forma como enxergam sua marca.

Por exemplo, se um cliente posta um stories no Instagram indicando seu atendimento e o marcando, saiba utilizar esse feedback para ganhar outros semelhantes!

OBS.: Lembrando que vale a pena agradecer a recomendação e pedir a permissão do cliente antes de compartilhar qualquer coisa publicada por ele.

 

Criação de persona do marketing

A persona consiste em uma representação fictícia do cliente ideal para seu empreendimento, com base em dados verdadeiros obtidos através de sua interação com o público. Ao definir a persona de seu negócio, você conseguirá criar um caminho mais claro de qual abordagem utilizar para chegar até ela. Por exemplo, seu público principal é mais jovem e prefere uma escrita menos formal? Ou são de determinado ramo, cuja abordagem aceita o uso de jargões da respectiva área? Você conseguirá definir a linguagem que usará em suas publicações através da criação da persona do marketing.

 

Monitoramento e métricas

Utilize ferramentas que mostrarão as estatísticas das visualizações e dos clientes que acessam o conteúdo que tem produzido. Para finalizar, descubra o melhor horário para publicar seus posts e aumentar seus acessos. Isso e todas as outras dicas acima auxiliarão você a estabelecer e atingir suas metas!

E agora, vamos começar o seu planejamento estratégico de marketing para as redes sociais?!

Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a equipe da Sagitta Digital; contate-nos através de nossas redes sociais ou do telefone (11) 94203-8803. Faremos o possível para ajudá-lo com o marketing de sua empresa!

A Sagitta Digital é a agência de marketing digital de Santo André que fará a sua empresa decolar!

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