Posicionamento de Marca: o que é e como definir para pequenas empresas

Índice de conteúdo

“Entender o significado de Posicionamento de Marca e como defini-lo é o primeiro passo para desenvolver um Branding para pequenas empresas capaz de ocupar um espaço de destaque diante do público.”

 

Por certo, fazer com que sua marca seja lembrada pelo público no lugar de seu concorrente depende de alguns fatores e estratégias, por exemplo, o posicionamento de sua marca e como você deseja ser visto no mercado. No entanto, muitas pequenas empresas empacam nesse processo por não saberem como prosseguir com a elaboração dele. Dessa forma, preparamos esse blog post para ajudar você, pequeno ou médio empreendedor, a deixar de lado as inseguranças acerca do assunto e começar a definir – ou aperfeiçoar – seu Branding.

Logo, aqui você aprenderá:

  • O que é Posicionamento de Marca;

  • Fatores que definem o Branding para pequenas empresas;

  • Como definir o seu posicionamento.

 

Boa leitura!

 

O que é Posicionamento de Marca

Em síntese, o Posicionamento de Marca está atrelado à estratégia de Branding. Isto porque, através de seus princípios, é possível definir o propósito, as ideias e os valores que sua marca transmitirá ao público. Sendo assim, o posicionamento e o Branding para pequenas empresas dizem respeito à maneira como você aparece e se mostra enquanto marca.

Ou seja, é literalmente a forma como você se posiciona diante do público: o que diz, o que defende e o que mostra.

Nesse sentido, conhecer e definir a sua persona é essencial para que suas estratégias de Marketing Digital façam sentido para ela. A partir disso, você terá promotores de sua marca, isto é, pessoas que defendem, apoiam e recomendam seus produtos e/ou serviços.

E quanto ao Branding, pense conosco: sem público, sem vendas. Certo? Entender como o processo de Branding funciona irá ajudar seu negócio a definir um posicionamento sólido e que ganhe espaço no coração de sua persona.

Afinal, ser destaque em seu segmento é bom, mas, quando você atinge essa posição principalmente através da promoção do próprio público é muito melhor.

 

Fatores que definem o Branding para pequenas empresas

Sob o mesmo ponto de vista, o Branding para pequenas empresas pode levar sua marca a uma posição de destaque. Não apenas porque sua estratégia será uma das utilizadas pelas grandes empresas, mas porque o segredo está na percepção do público.

Ou seja, definir de forma clara e concisa os tópicos abaixo é o que construirá a identidade visual de seu negócio e, por consequência, a forma como você será lembrado.

  • Nome da marca: chamado de “naming”, esse processo é capaz de trazer resultados ótimos – ou nem tanto – para seu negócio. Afinal, é a forma como sua marca será chamada, como a reconhecerão. Por isso, o nome deve fazer sentido e estar atrelado a diversos princípios.
  • Slogan: os slogans são frases pequenas e diretas que definem o diferencial e o objetivo das marcas. Por exemplo, o famoso slogan da marca L’Oréal Paris: “Porque você vale muito”.
  • Tipografiaimpossível falar de tipografia sem lembrar da Coca-Cola, não? Para você ver como o processo de Branding vai muito além, até a tipografia utilizada por uma marca é motivo para fazê-la ser lembrada.
  • Coressim, a paleta de cores também influencia no Branding para pequenas empresas. A partir da escolha das cores certas, sua marca é capaz de transmitir ao público determinadas sensações e, sobretudo, manter um padrão nas divulgações.
  • Logotipo: composto pelo logo e pela tipografia, o design de seu logotipo pode ser utilizado em todas as suas publicações, documentos, site, blog, assinatura eletrônica etc.
  • Linguagem: não só de aspectos gráficos o Branding para pequenas empresas é formado. A linguagem utilizada ao interagir com sua persona também dirá muito sobre quem a marca representa e seu objetivo.
  • Posicionamento: enfim, chegamos ao Posicionamento de Marca. Após a definição que te mostramos acima, fica claro que seu posicionamento deve conversar com as estratégias de Branding para que tudo faça sentido à persona.

Agora, uma vez que o contexto foi dado, é hora de conferir como definir o seu posicionamento.

Leia também: O Impacto do Branding para pequenas e microempresas.

 

Receba dicas e materiais exclusivos!

Também não gostamos de SPAM e prometemos manter o teu endereço de e-mail seguro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

 

Como definir o posicionamento e alinhar o branding para pequenas empresas

Chegamos no ponto em que, provavelmente, é o motivo pelo qual você chegou até aqui. Fique tranquilo, faremos o possível para ajudar sua marca a encontrar o seu propósito e, com efeito, definir um posicionamento.

Antes de tudo, recomendamos a leitura de nosso post “Descubra o seu porquê”, no Instagram. Lá, você encontrará perguntas que clareiam a definição do propósito de uma marca, além de uma indicação de livro. Para acessá-lo, clique neste link.

 

Em continuação, algumas vezes o posicionamento das marcas aparece nos sites institucionais como “missão, visão e valores”, outras vezes, como “sobre nós” ou “quem somos”; seja como for, tê-los bem definidos é algo indispensável.

 

Dessa forma, para iniciar o seu processo de posicionamento, confira o que a tríade acima significa:

·         Missão: por que sua empresa foi criada? Qual benefício você gera para seu público-alvo? A missão de uma empresa diz respeito ao porquê de ela ter sido criada e a quais dores ela soluciona para sua persona.

·         Visão: quais os objetivos da marca em longo prazo? Aonde você pretende chegar com sua empresa?

·         Valores: são os comportamentos apoiados e que orientam a política da marca. Além de criar um elo com o público que se identifica com eles, podem ajudar no recrutamento de novos colaboradores.

Esses questionamentos, por si só, trarão à tona a essência do posicionamento de sua marca. Mas, como sabemos que definir todo o Branding para pequenas empresas pode parecer complexo, confira mais algumas perguntas que auxiliam nesse processo.

 

  • Quem é a sua persona?

  • Quais dores seu produto resolve? Quais benefícios e vantagens ele proporciona?

  • O que te diferencia das outras marcas? O que oferecem que os outros não?

  • Quais valores você tem a oferecer à sociedade?

  • Como você deseja ser visto e lembrado

 

Por fim, lembre-se de alinhar seu posicionamento às redes sociais em que atuará e à linguagem utilizada. Aprenda a como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais clicando aqui.

Entender o significado de Posicionamento de Marca e como defini-lo é o primeiro passo para desenvolver um Branding para pequenas empresas capaz de ocupar um espaço de destaque diante do público. Portanto, agora que você tem o passo a passo de como elaborá-lo, detalhe ao máximo suas respostas para um posicionamento assertivo. Logo, destacar-se será um dos efeitos de todo o seu esforço.

O processo de Branding para pequenas empresas é totalmente possível, mas, caso você precise de ajuda com isso ou tenha ficado com alguma dúvida, a Sagitta Digital ajuda você.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Venha decolar com a gente!

Conte para nós sobre sua empresa e as metas que pretende alcançar e te ajudaremos a traçar o plano ideal para seu negócio. 

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.