Backlinks: O que são e por que é tão importante para rankear no Google?

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Você sabe o que é backlinks? Hoje nós vamos ajudar a entender melhor alguns pontos. Saiba mais em seguida sobre o que é e por que é uma das estratégias mais importantes para aparecer no topo dos buscadores.

Boa leitura!

 

O que é backlinks?

 

Primeiramente, precisamos entender que backlinks são os links inseridos nos textos para guiar os leitores até outras páginas com conteúdos relevantes.

Dessa forma, o conhecimento do leitor é expandido ao mesmo tempo em que gera tráfego e fortalece a sua autoridade diante dos mecanismos de busca.

Então, ao direcionar um link feito de um site para outro, os buscadores entendem que os backlinks são indicações. Desta forma, se alguma outra página fez um link para o seu, logo é porque ela acredita que seu conteúdo é relevante e de qualidade.

Assim, ganha-se autoridade ao construir uma rede de links para o seu site.

 

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Por que backlinks são tão importantes para rankear no Google?

 

Antes de tudo, vamos trazer este exemplo para o dia a dia.

Se você está precisando de um serviço e alguém faz uma indicação, é bem possível que a pessoa que sugeriu um nome tem confiança no trabalho do nome que indicou.

Do mesmo modo acontece com textos. Se você está escrevendo sobre determinado assunto e gostaria de complementar com outro conteúdo, pode procurar uma página que aborde o assunto e colocar o link no texto.

Dessa forma, podemos dizer que backlinks são votos de confiança em alguém que seja especialista no assunto, que tenha reputação.

 

PageRank

 

Mais do que estar interligado, os links indicam os caminhos da web pra os robôs. Mas como avaliar se o conteúdo oferecido é de qualidade e se tem as respostas que os usuários estavam procurando?

Há mais de 20 anos, surgiu o PageRank. É uma ferramenta que ajuda a avaliar a importância do seu site.

Além de analisar o conteúdo das páginas, verifica a sua popularidade por meio da sua rede de links. Dessa forma, a relevância do site é medida a partir da quantidade de links que recebe de outras páginas.

Quanto maior a quantidade, maior a relevância. Logo, os links comprovam a autoridade de um site.

 

 

Quantidade, qualidade e contexto

 

O número de links demonstra popularidade, mas é preciso mais. Para que haja um reconhecimento, é importante que sejam sites relevantes e confiáveis.

Além disso, prezar pela diversidade é um ótimo caminho. Portanto, quanto mais páginas falarem de você, mais reconhecimento é gerado.

Outro ponto avaliado pelo Google é o contexto em torno do link. Primeiramente, ele compreende que os links de sites relacionados à sua área de atuação fazem mais sentido para o público. Logo, têm mais valor.

Da mesma forma, a posição em que o link aparece no texto também é avaliada. Se for inserido no conteúdo principal, no início do texto, provavelmente tem o intuito de complementar o editorial. Deste modo, passa a ter mais valor. Já os que são colocados por último, são entendidos como criados apenas para gerar backlink.

 

 

Como conquistar backlinks?

 

Depois de entendermos melhor como funciona, você deve estar se perguntando como fazer para conquistar backlinks.

Primeiramente, é importante olhar para o seu site e deixá-lo o mais otimizado possível, garantindo que os usuários vão gostar do que vão encontrar.

Pense também em criar conteúdo compartilhável: guias completos, infográficos, pesquisas, entre outros.

Outra forma de conquistar backlinks é buscar parceiros. Demonstre interesse e construa uma relação de confiança.

Depois que essa aproximação for consolidada, você pode propor uma troca de criação de conteúdo como convidado de um blog (Guest posting) ou unir as empresas para criar materiais em parceria (Co-marketing).

Quer fazer uma proposta de backlinks ou guest post para gente? CLIQUE AQUI e veja como funciona.

 

Esperamos que este post ajude a tirar suas dúvidas sobre backlinks. Caso queira conversar mais sobre o assunto, chame alguém de nossa equipe. Vamos adorar bater um papo com você!

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