Aprenda como ter um delivery de sucesso em seu restaurante

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Aprenda como ter um delivery de sucesso em seu restaurante

Os serviços de delivery não são novidade, no entanto, nos últimos meses, percebeu-se a importância e a praticidade que esse método de entrega de pedidos gera, tanto para empreendedores, quanto para clientes. Você, que atua no setor de alimentação e deseja expandir seus lucros e as vendas perante o público, já considerou a alternativa de possuir um delivery? Caso tenha se perguntado “como ter um delivery em meu restaurante?”, está lendo o artigo certo, pois separamos algumas dicas para seu restaurante se engajar nessa estratégia, conquistar novos clientes e acelerar os pedidos.

como ter delivery no meu restaurante

Neste artigo, você verá:

  • Por que investir no delivery;

  • Como ter um delivery de sucesso em meu restaurante;

  • Principais aplicativos de delivery procurados.

 

Conforme dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurante – ABRASEL, “o delivery foi a única saída para 55% dos estabelecimentos continuarem operando”. Nesse sentido, estar atualizado acerca das diferentes formas de abordagem de clientes torna-se um diferencial no atendimento de seu restaurante. Investir em um aplicativo de delivery ajudará seu empreendimento a manter a conexão com seus clientes e ampliar suas vendas. Veja a seguir por que ter um aplicativo de delivery é essencial no gerenciamento de seus serviços.

 

Por que investir no delivery?

Antigamente, era comum vermos os serviços de delivery serem realizados somente por pizzarias. Hoje em dia, esse processo se expandiu para outros setores da alimentação, como restaurantes, lanchonetes, quiosques e até supermercados. Além disso, o atendimento por telefone passou a ser uma das alternativas de contato, e não somente a única. Isso porque, agora, os pedidos podem ser feitos através de sites e aplicativos de celular também.

Ademais, ainda de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurante – ABRASEL, a expectativa para o ano de 2020 é de registrar um aumento de R$18 bilhões no aumento de faturamento no mercado de serviços de delivery. Assim, caso ainda esteja tenha dúvidas sobre a praticidade de se investir em aplicativos de delivery, confira abaixo os benefícios e requisitos antes de cadastrar o seu restaurante em um deles.

 

Benefícios

  • Os pedidos são realizados de forma mais rápida e prática pelos clientes;
  • A linha telefônica do restaurante não fica ocupada, portanto, não há a chance de algum cliente desistir do pedido devido à espera;
  • Os pedidos são mais completos, pois o cliente terá maior facilidade de comparar as opções;
  • Continuarão a ter acesso a todo o cardápio de alimentos e bebidas;
  • Seu restaurante fornecerá mais conforto para seus clientes, que receberão os pedidos ser sair de casa;
  • Caso seu restaurante forneça entregas fora do bairro, sua visibilidade aumentará e, por consequência, a captação de novos clientes também;
  • Diminuição das insatisfações devido à entrega de pedidos errados.

 

Requisitos

·         Possuir boa conexão com a internet para receber simultaneamente os pedidos;

·         Atualizar o aplicativo com informações do restaurante, como:

  • horários de funcionamento;
  • tempo estimado de entrega;
  • imagens dos produtos;
  • promoções e descontos.

Para atrair clientes potenciais através de conteúdos que sejam do interesse deles, confira nosso artigo sobre Por que investir em Inbound Marketing.

 

Como ter um delivery em meu restaurante?

Conforme vimos acima, ter um aplicativo de delivery apresenta-se uma ótima alternativa, visto o custo-benefício, não? Porém, antes de tudo, para que seu delivery seja de sucesso, considere as 7 dicas que selecionamos.

1.      Planejamento: é primordial elaborar um planejamento antes de iniciar os serviços de delivery em seu restaurante. Inicie as entregas na região de seu restaurante e, conforme for se adaptando, expanda o serviço para outras regiões. Ademais, não comece desde já com embalagens de sua marca; observe os lucros primeiro, para que não tenha prejuízos e se frustre antes dos pedidos realmente se consolidarem.

2.      Considere os feedbacks dos clientes: como forma de examinar seu desempenho no serviço de delivery, dê atenção ao feedback de seus clientes. Portanto, considere desde a experiência deles com o aplicativo, até o serviço prestado.

3.      Escolha o seu aplicativo: neste caso, é possível investir em um aplicativo já existente ou desenvolver o seu próprio de seu estabelecimento. Ou seja, você pode simplesmente se cadastrar e iniciar as suas vendas a partir de um aplicativo como o iFood, ou desenvolver um de sua própria marca. Sobretudo, obter mais de um canal de entregas auxiliará a visibilidade de seu restaurante.

 

Veja como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais neste link.

 

4.      Precaução com os alimentos e as embalagens: nos serviços de delivery as encomendas geralmente são entregues por motocicletas. Assim, o cuidado com a manipulação dos produtos e das embalagens é essencial para que os itens solicitados não sejam danificados no caminho.

5.      Organização: a tendência é que, agora, além dos pedidos por telefone ou pessoalmente, receba-se pedidos pelo aplicativo de delivery. Portanto, tenha uma equipe preparada para a alta demanda de pedidos, de forma que a preparação dos alimentos não seja comprometida, nem o tempo de entrega. A satisfação do cliente é fundamental.

6.      Divulgação do serviço de delivery: aproveite que apostará em um método on-line de venda e fomente sua presença nas redes sociais também. Isto é, faça publicações anunciando o serviço prestado, as novidades e promoções.

7.      Fidelização de clientes e cupons de desconto: invista também na simpatia e faça o seu cliente se sentir especial. Oferecer programas de fidelização, brindes e/ou cupons de desconto será um diferencial. Além disso, utilize o aplicativo para controlar os pedidos de cada cliente e ofereça sugestões de acordo com o gosto dele.

 

Principais aplicativos de delivery procurados

Por conseguinte, na indecisão sobre qual aplicativo de delivery escolher, compare os principais antes de realizar seu cadastro. Segundo a E-Commerce Brasil, os aplicativos de delivery mais procurados nos mecanismos de busca na internet em 2019 foram: iFood (1,2 milhão), Uber Eats (246 mil), Rappi (183 mil), Loggi (90,5 mil) e Eu Entrego (3,2 mil).

  • iFood: resumidamente, para iniciar seu cadastro você deve fornecer as informações requeridas no site deles. O iFood possui dois planos: o iFood Básico e o iFood Entrega. Para conferir mais detalhes sobre as taxas de cada plano, acesse o link de cadastro para restaurantes aqui.
  • Uber Eats: para realizar seu cadastro no Uber Eats, deve fornecer dados sobre o seu restaurante, fazer o upload do seu menu e conectar-se em um dispositivo móvel para começar a aceitar os pedidos. Os detalhes sobre as entregas e as taxas, bem como o início de seu cadastro podem ser acessados neste link.
  • Rappi: no caso do Rappi, o processo de cadastro é um pouco mais complexo. Você deve enviar um e-mail para sejaparceiro@rappi.comcom informações específicas sobre seu restaurante (como nome, tipo de alimento fornecido e localidade). Logo após, deve aguardar o retorno da empresa. Para obter mais informações, acesse este link.
  • Loggi: para tornar-se parceiro da Loggi, deve fornecer dados como nome, sobrenome, celular e e-mail e, após o envio desses, aguardar entrarem em contato. Para saber mais sobre o cadastro na Loggi, clique aqui.
  • Eu Entrego: no Eu Entrego, o serviço de delivery fica por conta de um entregador de seu restaurante (em contraste com o iFood, que fornece a opção de realizar as entregas por você também). Assim, para cadastrar o seu entregador, você deve fornecer seus dados principais acessando este link.

Por fim, lembre-se de que para o seu delivery ser um sucesso, é necessário elaborar estratégias eficientes e destacar os seus diferenciais. Siga nossas dicas e analise o desempenho de seu restaurante com o serviço de delivery!

 

Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco através de nossas redes sociais ou do telefone (11) 94203-8803.

 

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