9‌ ‌dicas‌ ‌de‌ ‌SEO‌ ‌para‌ ‌otimização‌ ‌do‌ ‌seu‌ ‌site

Índice de conteúdo

A otimização para os mecanismos de busca é uma das técnicas mais eficientes dentro do marketing digital. Por esse motivo, muitos profissionais buscam por dicas de SEO (Search Engine Optimization) para aprimorar suas campanhas.

 

De maneira resumida, podemos definir o SEO como um conjunto de iniciativas que têm como principal objetivo melhorar a classificação de páginas web em sites de pesquisa, com grande destaque para o Google.

 

Afinal de contas, não é segredo para ninguém que o Google é um dos gigantes da internet e grande parte do tráfego é oriundo da plataforma de pesquisa. Basta digitar qualquer coisa por lá, como “terapia manual” e já se deparar com inúmeros resultados.

 

No entanto, a preferência é sempre pelas primeiras páginas. Isso porque temos a tendência de confiar na seleção do Google e, desse modo, os primeiros resultados têm mais credibilidade e taxa de cliques.

 

Para termos uma ideia, uma levantamento realizado pela HubSpot demonstrou que a primeira posição na pesquisa orgânica do Google tem uma taxa de cliques superior a 34%.

 

Mas, ao mesmo tempo que o SEO é uma estratégia muito eficiente, é preciso lidar com uma ampla concorrência. Ainda mais com o número expressivo de empresas que estão adotando técnicas de otimização em seus sites.

 

Por essa razão, o artigo de hoje traz algumas dicas de SEO para otimização do seu site, para que você aplique no seu conteúdo, conseguindo uma boa classificação no Google e também se destacar da concorrência.

 

Ficou interessado(a)? Então, acompanhe a leitura!

 

1 – Defina o seu plano de ação

Assim como toda estratégia de marketing, é importante definir um plano de ação para o SEO, destacando quais são os principais objetivos do seu negócio, como uma forma de orientar o desenvolvimento das campanhas.

 

Para isso, é necessário conhecer tudo o que o SEO pode trazer de vantagens para a sua página web. Desse modo, alguns benefícios que podem ser traçados como objetivos são:

 

  • Aumento do tráfego orgânico;
  • Maior geração de leads;
  • Crescimentos das vendas;
  • Redução do CAC (Custo de Aquisição por Cliente);
  • Educa o mercado;
  • Melhora a autoridade da sua marca.

 

É fundamental alinhar os objetivos do SEO com os interesses da sua empresa. Assim, fica mais fácil saber como começar a sua campanha.

 

Até porque, se o interesse de um colégio particular ensino médio é educar seus potenciais clientes, é muito mais válido orientar a produção de conteúdo altamente informativo, do que optar por técnicas que só aumentam o tráfego orgânico.

 

 

2 – Identifique a sua persona

A persona nada mais é que um personagem semi fictício do seu cliente ideal, criado com base nas características levantadas a respeito do público-alvo. Com isso, o seu conteúdo é direcionado para uma pessoa específica, sendo muito mais fácil cativar os usuários.

 

Para saber quem é a persona, é necessário coletar dados da audiência. Entre algumas das informações, destacam-se:

 

  • Idade ou faixa etária principal;
  • Escolaridade e nível socioeconômico;
  • Estado civil;
  • Localidade onde mora;
  • Preferências de compra;
  • Canais mais usados;
  • Entre outros.

 

Desse modo, quando você produzir um conteúdo sobre catraca com biometria, por exemplo, irá atingir realmente quem importa e tem chances de fechar um negócio. Assim, a sua estratégia de SEO fica muito mais efetiva.

 

3 – Produza conteúdo de valor

Um dos grandes aliados do SEO é o marketing de conteúdo. Até porque, hoje em dia, ninguém está a fim só de propagandas invasivas e sensacionalistas, que interrompem uma programação ou a nossa leitura.

 

Por isso, ao tratar de uma sinalização vertical de regulamentação, por exemplo, a dica é produzir um material relevante sobre o assunto, que traga informações valiosas para o público-alvo e que possa contribuir para o conhecimento da audiência.

 

Vale lembrar que a informação é a grande moeda de troca da internet. Sendo assim, quanto melhor é o seu conteúdo, mais alcance terá a sua publicação e, consequentemente, o Google vai passar a avaliar melhor o seu site.

 

 

Receba dicas e materiais exclusivos!

Também não gostamos de SPAM e prometemos manter o teu endereço de e-mail seguro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

 

4 – Defina as palavras-chave de cauda longa

Uma das técnicas mais famosas do SEO é o uso de palavras-chave, que são os termos mais pesquisados pelos usuários.

 

Essas palavras orientam toda a produção de conteúdo, já que o termo “quiosque móvel”, por exemplo, pode ser o protagonista da elaboração de um blog post sobre o assunto.

 

Assim que você tiver uma relação de todas as palavras-chave que deseja usar ou escrever sobre, vale a pena fazer uma seleção das chamadas “palavras-chave de cauda longa” – ou long tails – que são formadas por três ou mais termos.

 

As palavras-chave de cauda longa ajudam a atrair tráfego qualificado para o seu site, visto que elas normalmente especificam mais a busca do usuário. Portanto, fica mais fácil encontrar aquilo que realmente eles estão procurando.

 

Um exemplo é aluguel de espaço para casamento. Percebe-se que já se tem um afunilamento da pesquisa, pois o Google irá mostrar estabelecimentos especializados em casamento, não em outro tipo de festa, ou uma locação “genérica” de qualquer espaço.

 

Por conta disso, ao invés de usar palavras-chave muito gerais, onde a competição pelas melhores posições é muito maior, vale a pena dar uma atenção para os termos mais específicos, de “cauda longa”.

 

 

5 – Nunca copie conteúdos de outros sites

O plágio é uma das piores coisas para se fazer com a sua estratégia de SEO, além de ser uma prática ilegal e antiética. Inclusive, o Google tende a punir os conteúdos plagiados – ou seja, você só vai se prejudicar com isso.

 

Sabemos que a concorrência é grande e, muitas vezes, é difícil produzir conteúdos originais. Mas reserve um tempinho para a criação e, se necessário, contrate redatores qualificados para o trabalho.

 

Você pode usar outros sites e conteúdos como inspiração, mas fuja da cópia!

 

6 – Crie uma URL amigável

A URL nada mais é que o “endereço” onde o seu conteúdo está. Quanto mais simples ele for, mais fácil fica para o usuário encontrar a sua página e, como consequência, melhor é a classificação nos mecanismos de busca.

 

A dica é usar a palavra-chave principal na sua URL. Assim, você tem o nome do seu site, seguido do termo usado para a criação do conteúdo. Veja o exemplo com a palavra “serviço de motoboy”: www.nomedoseusite.com/serviço-de-motoboy.

 

Evite usar símbolos que possam confundir o internauta, como % ou =. Isso prejudica a leiturabilidade e pode afastar o público do seu conteúdo, pois eles podem ver o seu material como “menos” confiável.

 

7 – Tenha uma boa navegação em dispositivos móveis

Mas nem só de conteúdo vive o SEO. A estratégia também engloba questões referentes à própria estrutura e programação do seu site, como a velocidade de carregamento da página e a navegabilidade em dispositivos móveis (tablets e smartphones).

 

Inclusive, desde 2015, o Google tende a avaliar mal os sites que não são mobile friendly ou responsivos. 

 

Isso ocorre porque grande parte do tráfego é oriundo justamente desses aparelhos, por isso, é importante garantir uma boa navegação aos usuários.

 

Baixe gratuitamente nosso ebook

Uma abordagem sobre o impacto do Coronavírus na gestão de pequenas e médias empresas

 

8 – Acompanhe as métricas

Assim como toda estratégia de marketing, o SEO também demanda o acompanhamento das métricas para avaliar se a campanha está realmente dando os resultados esperados.

 

Afinal, de nada adianta produzir um conteúdo sobre instalação de fechadura, por exemplo, se você não sabe como o público reagiu ao material. Aliás, o acompanhamento das métricas é uma forma de saber se a sua campanha precisa de alterações.

 

Hoje em dia, dá para fazer esse levantamento com a ajuda de ferramentas do próprio Google, como o Analytics ou com o Search Console.

 

Defina também os indicadores, como o número de visitantes na sua página, quantidade de conversões de lead, tempo de permanência do usuário, entre outros.

 

9 – Invista em títulos criativos

Quando um usuário faz uma pesquisa em qualquer mecanismo de busca, a primeira coisa que ele vê são os títulos dos conteúdos. Por isso, além de alcançar uma boa classificação, o seu título precisa ser atrativo.

 

Abuse da criatividade, mas tenha alguns cuidados. Por exemplo, frases muito longas podem não ajudar tanto assim na otimização e até atrapalhar a atração dos usuários.

 

Também é recomendável trazer a palavra-chave principal no título, para que o Google possa fazer a indexação do seu conteúdo com mais facilidade.

 

Conclusão

Gostou das nossas dicas de SEO? Se você ainda não otimizou o seu site, está na hora de fazer as mudanças necessárias para conquistar um bom rankeamento.

 

Não deixe de acompanhar as tendências do Google, visto que o algoritmo tende a mudar seus parâmetros de classificação ao longo dos anos, como uma maneira de acompanhar o desenvolvimento do mercado e os novos comportamentos dos usuários digitais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Venha decolar com a gente!

Conte para nós sobre sua empresa e as metas que pretende alcançar e te ajudaremos a traçar o plano ideal para seu negócio. 

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.